Com aumento de casos de Covid-19, o Sindsaúde solicita a suspensão de visitas domiciliares realizadas pelos agentes

Como forma de evitar a contaminação dos Agentes de Saúde (ACS) e Endemias (ACE), o Sindsaúde se reuniu nesta segunda-feira (08), com a promotora do Ministério Público (MP), Marlene Nunes solicitando a suspensão das visitas realizadas pelos profissionais. O fato é que a Prefeitura de Goiânia continua exigindo que os ACE e ACS cumpram a meta de visitação a 30 casas por dia. É esperado uma posição oficial do MP para decidir sobre o assunto nos próximos dias.

Enquanto o MP não se posiciona efetivamente sobre a situação, o Sindicato orienta que os ACE e ACS realizem as visitas sem adentrar nas casas e mantendo o distanciamento social. Caso as visitas não sejam interrompidas, o Sindicato solicitou ao MP que o Paço Municipal forneça Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados para a função, como máscara N95 e luvas.

Denúncias

Além do cumprimento das metas em meio ao caos gerado pela pandemia, o Sindsaúde recebeu diversas denúncias de agentes que estão atuando em contato com pacientes sem o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) apropriado. De acordo com as informações recebidas, a prefeitura tem disponibilizado apenas duas mascarás cirúrgicas por dia. A falta da distribuição de álcool em gel também foi relato pelos profissionais.