Com carreata, prefeitura de Aragoiânia alerta população sobre novas medidas contra a covid-19

O Sindsaúde participou de uma ação da prefeitura de Aragoiânia nesta quarta-feira (24) contra o avanço da covid-19 no município. A carreata organizada pela Secretaria Municipal de Saúde percorreu ruas e avenidas da cidade para alertar a população sobre as novas medidas que serão adotadas pela prefeitura a partir desta quinta-feira (25).

Um carro de som orientou a população sobre as mudanças e advertir sobre a importância do distanciamento social e de intensificar outras medidas proteção. A gestão também vai publicar nessa quinta-feira um decreto estipulando novo horário de funcionamento para o comércio e regras para a capacidade do atendimento dos estabelecimentos.

De acordo com o documento, o comércio poderá funcionar até as 20h e funcionar apenas com 30% da sua capacidade. Restaurantes e outros estabelecimentos que comercializem alimentação deverá funcionar em modo delivery. Chácaras, pesque e pagues e espaços de eventos deverão ficar fechados.

Apelo

O prefeito Zé Garcia que também participou da carreata pediu a colaboração dos moradores. “Essa carreata que a gente fez é justamente para sensibilizar a população de que estamos em um período crítico e que podemos caminhar para pior”. O gestor alertou ainda que o hospital municipal já não tem mais leitos e que há “grande dificuldade” para conseguir leito para internação em Goiânia.

A diretora do Sindsaúde, Ana Paula, que também é servidora da saúde no município reiterou o pedido de apoio e compreensão. “Nós, como profissionais de saúde, pedimos a população que coopere. Já estamos cansados e se nós também adoecermos quem vai cuidar de vocês? Por favor se conscientizem!”.

Participaram do ato em Aragoiânia, a diretora de Saúde do Trabalhador, Marlene Soares, o diretor de Formação Política e Sindical, Willian Matheus, e o diretor da pata de convênios, Antônio Severino.

Fase crítica

De acordo com o mapa de monitoramento desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Aragoiânia e outros municípios da Região Centro Sul estão na fase crítica. O chamado Mapa de Calor aponta em quais regiões a incidência da Covid-19 está mais elevada. Também estão nesse levantamento o municípios como Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Hidrolândia, Piracanjuba, Pontalina, Senador Canedo e Silvânia.