Com protesto, servidores e usuários cobram funcionamento da UPA Chácara do Governador

 Com protesto, servidores e usuários cobram funcionamento da UPA Chácara do Governador

*Publicada em 03.09.2020 às 11h44

Na manhã desta quinta-feira (3), servidores e usuários realizaram um protesto em frente à UPA Chácara do Governador (antigo Cais) para cobrar a reabertura da unidade. Apesar de já ter sido entregue, a UPA continua sem previsão de funcionamento. O ato contou com representantes dos conselhos municipal e local.

Acabamos de visitar a unidade e não há nada funcionando nessa UPA, embora ela tenha sido inaugurada recentemente. Ela é um patrimônio do município de Goiânia e já deveria estar aberta. Além disso, ainda há o risco de ser entregue às Organizações Sociais quando começar a funcionar. Não podemos permitir que isso aconteça”, denunciou a vice-presidenta do Sindsaúde, Luzinéia Vieira.    

Diante da unidade que está fechada há quase oitos meses, os trabalhadores e usuários protestaram com cartazes e carro de som pedindo a reabertura da UPA. O cumprimento de direitos trabalhistas como reposição salarial, cumprimento de plano de carreira também fizeram parte das reivindicações.

O Município possui outras quatro unidades que continuam fechadas para reforma. Enquanto isso, a população segue tendo que percorrer longas distancias para buscar atendimento. Durante o protesto, um casal de idosos chegou à UPA em busca de atendimento, mas foram informados de que teriam que procurar em outra unidade.     

Em relação à real possibilidade de terceirização do serviço municipal de saúde, o presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi, ressaltou que o Sindsaúde não compactua com o modelo, defendeu concurso público e disse que continuará mobilizado para evitar a “privatização” da saúde municipal. “Como já foi observado em Goiás e em outros estados que adotaram o mesmo modelo, esse tipo de gestão cria uma relação precarizada de trabalho, dificulta o acesso da população ao atendimento”, salienta.

Novo ato

Ficou agendado para dia 10, às 8h30, um novo ato pela reabertura das unidades de saúde e contra a terceirização. Desta vez, a atividade será realizada no Cais Jardim América. A unidade passa por reformas e será transformado em UPA.

 

 

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud