Comissão relata piora nas unidades de saúde com terceirização do Almoxarifado Central

 Comissão relata piora nas unidades de saúde com terceirização do Almoxarifado Central

De acordo com informações da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Goiânia, a terceirização do Almoxarifado Central da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) agravou a situação das unidades de saúde da capital.

O grupo de parlamentares tem feito visitas recorrentes a todas as unidades de saúde para coletar dados sobre condições de trabalho e de assistência. O presidente da Comissão, Mauro Rubem (PT), dá detalhes dessa piora.

Temos recebido muitas denúncias de dificuldades de abastecimento. Várias unidades estão com o fornecimento de medicamento comprometido, faltam carros para levar e buscar insumos, falta gente. Isso tem dificuldade muito a vida do usuário. O curioso é que a prefeitura tinha um histórico de distribuição muito bom e não sei porque decidiram mudar, infelizmente foi para pior”, relata o parlamentar.

Nesta quarta-feira, o presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi, recebeu na sede do Sindicato um grupo de servidores concursados do Almoxarifado. Eles estão apreensivos com a falta de definição em relação ao remanejamento dos trabalhadores.

Lá, os funcionários antigos estão sem utilidade e eles não nos liberam para trabalhar em outras unidades. A prefeitura terceirizou o serviço de entregas e agora motoristas e administrativos estão parados. A gente vai para lá para cumprir horário. Nós queremos uma definição da prefeitura porque queremos trabalhar”, contou um servidor que preferiu não se identificar.

Outras denúncias sobre a situação tem chegado pelos canais de comunicação do Sindsaúde. “Os funcionários do Almoxarifado foram pegos de surpresa e a maioria terá de mudar de lotação porque não serão aproveitados”, relatou uma servidora por e-mail. Ainda segundo ela, “ninguém que precisa do local foi informado corretamente sobre o funcionamento, todos estamos “perdidos” de como proceder. Ninguém do Paço sabe nos informar”.

Ricardo Manzi considerou falha grave, o fato de a gestão não ter levado a terceirização do Almoxarifado ao Conselho Municipal de Saúde. “É absurdo não ter discutido previamente essa proposta na instância do controle social”.

Encaminhamento
Na reunião com os servidores ficou acertado que o Sindsaúde-GO vai pauta a questão no Conselho Municipal de Saúde e encaminhar o caso formalmente à Comissão de Saúde da Câmara. O Sindicato se propôs a realizar visita às unidades acompanhado dos membros da Comissão de Saúde para a produção de um relatório. O Sindsaúde também pretende levar a questão ao Ministério Público.

Almoxarifado Central
O Almoxarifado Central da SMS fica localizado na Av. Perimetral Norte, na Vila João Braz. A unidade tem a atribuição de receber, conferir, codificar, armazenar, conservar e distribuir os materiais adquiridos pela Secretaria; realizar entrega do material mediante requisição autorizada pelo responsável; e manter rigorosamente em dia o controle de estoque e demais registros do Almoxarifado.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud