CONQUISTA! Plano de carreira para ACS e ACE de Goiânia é sancionado

Após anos de reivindicação e mobilização permanente, foi sancionado nesta terça-feira (17) pelo prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o Projeto de Lei nº 05/2022 que cria o Plano Carreira, Cargos e Vencimentos (PCCV) para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) do município de Goiânia. A cerimônia ocorreu no Paço Municipal.

Com a sanção do projeto, os agentes passarão ter direito a progressão de carreira a cada 3 anos com reajuste salarial de 3%. As duas categorias a partir de 1º de maio de 2022, vão de R$ 1.707,48 (Classe I) a 2.227,87 (Classe X). O adicional por produtividade em campo será de forma variável em até R$ 300,00; vale-alimentação no percentual de 30% sobre a referência A; e adicional de insalubridade.

A sanção atende a uma reivindicação antiga do Sindsaúde-GO já que, até o momento, ACS e ACE eram as únicas categorias da Saúde que ainda não tinham um plano de carreira. Mesmo vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, os agentes eram beneficiados pelo plano de carreira dos servidores da pasta.

A luta do Sindsaúde pela valorização profissional dos agentes é antiga e exigiu muito empenho do Sindicato e comprometimento da categoria. Fomos o primeiro Sindicato a encampar essa luta. Acreditamos que a aprovação desse plano é o primeiro passo para construirmos uma valorização adequada e necessária para a categoria”, lembra o diretor do Sindsaúde-GO, Willian Matheus.

Veja as fotos da cerimônia: