Continuam abertas as inscrições para seminário sobre mudanças no SUS

 Continuam abertas as inscrições para seminário sobre mudanças no SUS

Com o objetivo de aprofundar as discussões sobre as mudanças que mexem com a vida do trabalhad@r e com a população, o Sindsaúde vai realizar no próximo dia 23, às 7h30, o I Seminário sobre “os impactos da portaria 83 e das alterações no Bloco de Financiamento e na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) para os trabalhador@s e usuários do SUS”. O evento vai ocorrer no Auditório Vereador Carlos Eurico da Câmara Municipal de Goiânia. As inscrições ainda estão abertas.

Inscrição

As vagas são limitadas e para realizar a inscrição é necessário entrar em contato com o Sindsaúde/GO pelo telefone (62) 3231-0303. Havendo vagas, os interessados também poderão se inscrever na hora do evento.

Participarão do evento como convidados, a professora e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – EPSJV/FIO CRUZ, Mariana Nogueira, e o médico sanitarista e militante da reforma sanitária e ex-diretor do Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e ex-secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto. Além disso, o seminário também com a presença de representantes do Conselho Nacional de Saúde.

Impactos

Para a secretária Adjunta de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da CUT Nacional, Maria de Fátima Veloso Cunha, é de extrema importância aprofundar as discussões sobre as mudanças recentes nas políticas do Sistema Único de Saúde. “A Portaria 83, a unificação dos Blocos de Financiamento do SUS e as mudanças na PNAB relacionam entre si e estão diretamente ligadas à Emenda Constitucional 95 que congela os investimentos em Saúde por exemplo. Isso não afeta só o trabalhador do SUS, mas toda a população”.

Fátima Veloso explica ainda que a mudança nos blocos temáticos do SUS que, antes eram seis e agora passam ser dois (custeio e investimento), dificulta o acompanhamento do Controle Social. “Com isso, será muito mais complicado identificar onde foi aplicada a verba destinada à Saúde!“.

Potaria 83

Recentemente, o Governo Federal publicou uma portaria (nº 83) que instituiu o Programa de Formação Técnica para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) que vai ofertar cerca de 250 mil cursos de formação técnica em enfermagem. Apesar de parecer proveitosa em um primeiro momento, a medida tem sido recebida com desconfiança pelas entidades que representam as duas categorias.

Veja o cronograma do evento:

 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

23 DE FEVEREIRO (SEXTA-FEIRA)

LOCAL: CAMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA

(Auditório Vereador Carlos Eurico da Câmara Municipal de Goiânia)

7h30 – RECEPÇÃO E INSCRIÇÃO DOS PARTICIPANTES

8h15  – ABERTURA OFICIAL

9h – MESA I: OS IMPACTOS DA PORTARIA 83/2018 NO SUS

Palestrante:  Prof, Dra. Mariana Lima Nogueira (EPSJV/Fiocruz)

Doutoranda do Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, possui mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008), é especialista em Educação Profissional em Saúde pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (2010) e graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de pesquisa, ensino e assistência à saúde. Atua como professora, pesquisadora e coordenadora do Curso de Educação Profissional habilitação em Técnico Agente Comunitário de Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz.

11h – MESA II: UNIFICAÇÃO DOS BLOCOS DE FINANCIAMENTO DO SUS

Palestrante: Representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS)

13H – ALMOÇO

14H15 – A NOVA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA (PNAB)

Palestrante:Dr.Hêider Pinto (UFRS)

Médico sanitarista e militante da reforma sanitária. Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi gestor nas três esferas de governo, tendo sido Diretor do Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde de janeiro de 2011 até março de 2014 e Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde de abril de 2014 até maio de 2016. Neste momento é pesquisador, educador e consultor de instituições, organizações e movimentos de saúde e faz doutorado em Políticas Públicas na UFRGS.

16h – CONSIDERAÇOES FINAIS E ENCERRAMENTO.

 

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud