COVID-19: com três casos confirmados e uma morte, Centro de Saúde do Jardim Guanabara I ainda não passou por desinfecção

*Publicada em 03.06.2020 às  15h29

Diretores do Sindsaúde-GO estiveram no Centro de Saúde da Família Jardim Guanabara I nesta quarta-feira (3) para averiguar as medidas adotados pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) após a morte de uma trabalhadora por Covid-19. A auxiliar de Saúde Bucal, Fabiana Azevedo, possuía comorbidades e faleceu no sábado (30), vítima da doença.

A unidade que já havia registrado três casos de servidores contaminados pela Covid-19 começou a testar seus trabalhadores somente hoje. No entanto, a SMS ainda não realizou a desinfecção do prédio, segundo relato dos servidores.

Além da testagem por PCR em todos os trabalhadores, inclusive aqueles assintomáticos, o presidente do Sindsaúde-GO, Ricardo Manzi, ressalta que é imprescindível a limpeza terminal de todo prédio e a desinfecção da unidade. “Esse protocolo deve ser adotado em todas as unidades em que houver casos positivos para evitar a propagação do vírus protegendo servidores e seus familiares”.

Foto mostra máscaras lavadas de postas para secar no pátio da unidade.

Além disso, o Sindsaúde tem recebido denúncias sobre falhas no serviço de limpeza da unidade que é terceirizado e sobre reutilização de máscaras por esses trabalhadores. “Recebemos o relato de que a equipe de limpeza não estaria treinada e sem os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) suficientes para realizar a higienização do consultório após o atendimento de pacientes suspeitos de Covid-19. Apesar da direção da unidade negar que haja problemas, o Sindicato encaminhará a denúncia à Coordenação Municipal de Segurança do Paciente e Controle de Infecção.

CRDT

Diretores do Sindsaúde têm realizado uma série de visitas a hospitais e unidades de saúde atendendo denúncias de falta de condições de trabalho e de assistência aos pacientes. Ontem (2), além da UBSF Ville de France, o Sindsaúde-GO também esteve no Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica (CRDT) averiguando denúncias de falta de EPI’s.