COVID-19: demora na testagem preocupa trabalhadores da UBS Ville de France

*Publicada à 03.06.2020 às 10h41 e atualizada às 14h52

A preocupação dos profissionais da Unidade Básica Saúde da Família Ville de France em relação às medidas de proteção contra o novo coronavírus, levou diretores do Sindsaúde-GO a se reunirem com os servidores na última terça-feira (2). Cinco servidores da unidade já foram infectados pelo vírus.

A técnica de enfermagem e secretária de Saúde do Trabalhador do Sindsaúde, Marlene Soares, afirma que é preocupante o número de trabalhadores contaminados devido ao pequeno porte da unidade. Ela explica que a demora na realização de testes nos servidores traz muita insegurança. “Às vezes podemos estar trabalhando com um colega contaminado e ninguém sabe“.

A lentidão na realização dos testes nos profissionais sintomáticos e assintomáticos também preocupa o presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi. “Nós temos cobrado da Secretaria de Saúde a testagem em tempo hábil de todos os trabalhadores, inclusive daqueles que não apresentam sintomas. Isso é fundamental para interrompermos a propagação do vírus e proteger os servidores e seus familiares”.

Ricardo explica ainda que a falta de esclarecimentos por parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre os protocolos de afastamento e retorno dos profissionais também gera apreensão nos servidores. A insegurança atinge inclusive, os médicos que atuam na unidade. Falhas no protocolo adotado pela Secretaria em relação aos exames e ao retorno ao trabalho daqueles que foram infectados estariam dificultando a condução adequada dos casos de Covid-19.

Para tranquilizar os profissionais, o Sindsaúde vai buscar junto ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) essas informações.

Já a vice-presidente do Sindsaúde, Luzinéia Vieira, ressaltou que é imprescindível que procedimentos de prevenção como a limpeza terminal e a desinfecção da unidade sejam adotados quando algum caso positivo for identificado.

Além dos esclarecimentos sobre as ações do Sindicato em defesa da categoria e da luta pela valorização salarial da categoria, o Sindsaúde informou que a entidade conseguiu na Justiça uma decisão que garante o afastamento daqueles trabalhadores portadores de comorbidade ou acima de 60 anos. Foi orientado que caso o profissional tenha o seu pedido de afastamento recusado, ele deverá procurar o departamento jurídico do Sindsaúde.