COVID-19: entidades da saúde alertam o prefeito Iris Rezende sobre consequências da flexibilização do isolamento

 COVID-19: entidades da saúde alertam o prefeito Iris Rezende sobre consequências da flexibilização do isolamento

*Publicada em 01.06.2020 às 17h12

Durante um ato realizado na manhã desta segunda-feira (1) no Paço Municipal, representantes do Comitê Goiano em Defesa dos Trabalhadores e Enfrentamento à Pandemia da COVID-19 entregaram uma carta aberta ao prefeito Iris Rezende e à Secretária de Saúde, Fátima Mrué, alertando para os efeitos da flexibilização precoce do isolamento social. O Comitê solicitou também a participação no Gabinete de Gestão de Crise da Covid-19.

O presidente do Sindsaúde-GO, Ricardo Manzi, e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Celidalva Bitencourt, falaram em nome do Comitê durante a reunião e alertaram para a gravidade do cenário e para o possível aumento do número de vítimas fatais e de pessoas que precisariam de um leito hospitalar. As entidades enfatizaram que o momento exige serenidade e solidariedade por parte de todos para garantir que a estrutura hospitalar consiga acolher as pessoas acometidas pela doença.

O pedido feito pelas entidades à gestão de Iris Rezende é que seja construído um consenso com a participação das entidades na questões de prevenção à pandemia e que não seja ouvido apenas o lado dos empresários. Após ouvir os profissionais, o prefeito assegurou que, apesar da preocupação com a situação financeira do município, não irá tomar nenhuma medida sem ouvir as entidades.

Na ocasião, o Sindsaúde pediu ainda maior abertura de diálogo entre a Secretaria Municipal de Saúde e as entidades representativas dos servidores. Ricardo Manzi expôs que a saúde tem algumas pautas que precisam ser tratada com a gestora e que medidas de prevenção que assegurem a vida do trabalhador precisam ser discutidas como por exemplo, a testagem de todos os profissionais de saúde assim como a higienização e desinfecção dos locais de trabalho. A secretária se colocou a disposição e uma reunião para tratar dessas pautas deve ocorrer em breve.

Ato

Respeitando o distanciamento social, representantes das entidades da saúde e dos usuários se concentraram no pátio do Paço Municipal por volta das 9h30 desta segunda-feira com faixas, cartazes e lenços brancos para chamar a atenção para o agravamento da situação da pandemia.

“Sabemos que há uma pressão muito grande dos empresariado para que a prefeitura reabra o comércio e que isso elevará a curva de contágio na capital. Então é preciso que a gestão também ouça ou outro lado. O poder público não pode decidir se vamos viver ou morrer sem nos consultar”, protestou a psicóloga Cida Alves.   

O ato lembrou os cincos profissionais de saúde mortos pela Covid-19 em Goiás e as milhares de vítimas por todo país. A mesma carta entregue ao prefeito também foi lida pelos manifestantes. Em um tecido branco, os trabalhadores escreveram mensagens para reforçar a importância do isolamento e do SUS. Veja aqui a carta dos trabalhadores na íntegra.         

 

                

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud