COVID-19: Sindsaúde quer compromisso da SES no acompanhamento dos hospitais geridos por OS

*Publicada em 04.05.2020 às 15h42

Diante da situação de surto no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), o Sindsaúde-GO cobra da Secretaria de Estado da Saúde (SES) o comprometimento do órgão para acompanhar com mais rigor as unidades de saúde, principalmente aquelas geridas por OS. Na última quinta-feira (30), a vistoria do Sindicato e do Conselho Estadual do Saúde no Hugo trouxe à tona uma situação grave como pôde ser acompanhada pela imprensa.

O Hugo, atualmente sob a gestão de uma organização social, vive um surto de Covid-19. Cerca de 56 profissionais de saúde estão com Covid-19 e outras 76 estão com a suspeita da doença. O Sindsaúde também encontrou profissionais sem a proteção de adequada e alta sobrecarga de trabalho.

O Sindicato, que vem cobrando – desde o início – melhores condições de trabalho e equipamentos de proteção individual (EPI’s) adequados e suficientes, agora exige da SES medidas que permitam o acompanhamento minucioso das unidades administradas por organização social possibilitando maior transparência.

A presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, ressaltou que “apesar de terceirizadas, essas unidades ainda são do Estado e precisam da supervisão permanente do poder público” e que “a responsabilidade não recai apenas sobre a empresa gestora”.

Ela enfatizou ainda que é preciso realizar imediatamente testes para a Covid-19 em todos os servidores do Hugo e em pacientes. Além disso, as outras medidas a serem tomadas seriam a desinfecção terminal de todo prédio, contratação de profissionais para que os servidores não sejam sobrecarregados e o atendimento prejudicado e cursos de capacitação para minimizar o risco de novas infecções.

A secretária Geral do Sindicato, Luzinéia Vieira, que também é membro do Conselho Estadual de Saúde, destaca que o Sindsaúde tem se empenhado para que sejam assegurados a todos os equipamentos de proteção necessários e que o Sindicato tem orientado os profissionais a realizar atendimento somente se estiver devidamente paramentado.

O Sindsaúde-GO deve realizar outras visitas a outras unidades de saúde a fim de vistoriar as condições de trabalho e de atendimento aos pacientes.