Data-base, terceirização e quinquênio são temas da Assembleia dos trabalhadores do município de Goiânia

Foto: Lucas Polinário

Na manhã desta quinta-feira (7), os trabalhadores da saúde do município de Goiânia se reuniram em Assembleia Geral na Câmara Municipal. Na ocasião, foram definidas as próximas ações de luta em defesa do SUS, contra a privatização, o retorno do pagamento do quinquênio e a data-base dos servidores.

Durante a assembleia a categoria mobilizada aproveitou que os vereadores estavam no plenário, os trabalhadores ocuparam as galerias com gritos de ordem pela data-base e contra a privatização em defesa do SUS.

A plenária aprovou a criação de uma comissão distrital (a ser definida), com a intensificação das mobilizações com manifestações pontuais nas unidades de saúde e nos bairros dialogando com a população.

Também foi deliberado pela categoria que o sindicato irá intensificar no paço municipal a cobrança do retorno do pagamento do quinquênio, sendo um direito constitucional garantido aos servidores com a Lei Complementar 191/22 — originária do PLP 150/20 — que devolve a contagem de tempo para a concessão do quinquênio, licenças e outros direitos relacionados ao tempo de serviço de servidores.

Confira o resumo da assembleia no vídeo abaixo: