Data para aplicação do reajuste dos ACS e ACE será discutida na Câmara na próxima terça (15)

O Sindsaúde e a Fenasce, juntamente com a Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de todo país, realizaram em Brasília nesta semana uma intensa mobilização pelo reajuste do piso salarial da categoria. Na quarta-feira (9), centenas de agentes foram ao Congresso Nacional para cobrar uma data para aplicação do reajuste.

Durante reunião, nesta quinta-feira (10), com as entidades, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reconheceu a legitimidade da reivindicação, mas disse ser preciso se atentar à questão orçamentária. O ministro afirmou também que a decisão é do Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados e que a questão será discutida na terça-feira (15).

Nesta semana, a categoria já se reuniu por duas vezes com Queiroga e outros parlamentares para cobrar a aplicação do reajuste. No fim de 2021, o Sindsaúde, a Fenasce e outras entidades que representam a categoria conseguiram R$ 800 milhões em emendas, mas para que a correção salarial seja efetiva é preciso que o Ministério da Saúde publique uma portaria definindo data e valores.

Atualmente o piso da categoria está congelado em R$ 1.550. Em atendimento a Lei Federal 13.708/18, a última correção salarial ocorreu em 2021. A expectativa agora é que o valor seja reajustado para, no mínimo, R$ 1.750.

Nós queremos aplicação da verba que conseguimos. Existe o dinheiro para esse fim sendo preciso destiná-lo corretamente. Os agentes de Goiás, assim como os das outras regiões do Brasil, aguardam ansiosamente por esse reajuste. Nós vamos continuar mobilizados em Brasília articulando com os deputados para que ACS e ACE sejam devidamente valorizados” reiterou o diretor do Sindsaúde-GO, William Matheus.