Dedicação que promove saúde!

 Dedicação que promove saúde!

Você sabe qual é o papel do Agente de Combate a Endemias? Essa é a segunda de uma série de reportagens sobre a diversidade e a importância das profissões da área da saúde. Quem vai nos ajudar a conhecer um pouco mais dessa profissão é o servidor da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia João Ricardo Alves Duarte.

Aos 55 anos, João Ricardo é casado, pai de dois filhos e há seis anos exerce uma função muito nobre: a de Agente de Combate a Endemias. Ele conta que a escolha da profissão foi por acaso. “Eu pouco sabia da profissão, me disseram que haveria um concurso para ACE, eu fiz, passei e estou nela há exatos seis anos”.

A missão de João começa às 7h. Durante sua jornada de trabalho, ele inspeciona a pé e cuidadosamente cerca de 30 imóveis por dia na região sudoeste de Goiânia. João examina os imóveis e orienta cada morador sobre a vigilância e a importância de prevenir doenças como a dengue e Chikungunya, ambas causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Integrado às equipes de atenção básica na Estratégia Saúde da Família, esse trabalho meticuloso evita, por exemplo, que as unidades de saúde da capital fiquem ainda mais sobrecarregas de pacientes e mantém afastadas doenças já erradicadas no país.

Porém, ainda há empecilhos que ainda precisam ser superados para garantir que as políticas de prevenção sejam ainda mais eficazes. João relata que a atividades desses profissionais se esbarra na desconfiança do morador. “A resistência das pessoas para aceitar que o profissional adentre seu imóvel é a principal dificuldade para realizar o nosso trabalho”, afirma.

Outro obstáculo é a falta de valorização da categoria no município de Goiânia. Apesar de todo o trabalhado dedicado em prol da prevenção, esses profissionais ainda não contam com um plano de carreira que valorize à dedicação ao cidadão goianiense. Atualmente, o salário base desse profissional é de R$ 1.014. Os agentes aguardam para os próximos meses, o reajuste do piso para R$ 1.250,00.

A profissão

Tão importante quanto o Agente Comunitário de Saúde,  o Agente de Combate a Endemias ou agente da dengue – como é mais conhecido – é o profissional responsável por prevenir e controlar doenças endêmicas como dengue, chagas, leishmaniose e malária.

Para isso, o trabalho dos ACEs acontece em residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, além de inspecionar caixas d’água, calhas e telhados, aplicar larvicidas e inseticidas.

Na minha visão é uma profissão muito importante, eu diria que gosto do que faço, creio que nosso trabalho salva vidas”, ressalta o agente.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud