Depois da mudança vínculo, agentes de Bonfinópolis poderão resgatar FGTS

O saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) costuma complementar o orçamento do trabalhad@r e muitas vezes serve até para colocar em prática o sonho do próprio negócio. Para orientar e garantir que os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias de Bonfinópolis não enfrentem dificuldades no resgate desse valor, o Sindsaúde se reuniu com as duas categorias na última quinta-feira (10). O encontro ocorreu na unidade do Programa Saúde da Família II José Maria Leão.

Os agentes de Bonfinópolis estavam vinculados à Secretária Municipal de Saúde por meio do regime celetista, ou seja, pela CLT. Após negociações entre o Sindsaúde e a gestão, os agentes conquistaram a mudança de vínculo e passaram ao regime estatutário. Agora eles são efetivos do Município e têm direito de resgatar os valores recolhidos para o Fundo enquanto estavam sob o regime celetista.

Na ocasião, o Sindicato lembrou o caso dos agentes do município de Goiânia que também passaram pelo mesmo processo em 2014. O diretor do Sindsaúde, Leocides de Souza, relatou que “pouco tempo depois da mudança, quase todos os ACS e ACE de Goiânia conseguiram sacar o benefício”.

Já a agente de saúde, de Bonfinópolis, Ana Paula contou que “foram dois sonhos realizados”.  “O primeiro quando o prefeito reconheceu a importância de nos tornar servidores de carreira do município, e agora a possibilidade de sacarmos o nosso Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço antes do prazo previsto em lei” relatou.