Dieese apresenta estudos orçamentários, financeiros e fiscais do estado para negociação da data-base

 Dieese apresenta estudos orçamentários, financeiros e fiscais do estado para negociação da data-base

Na manhã desta quinta-feira (3), as economistas Leila Brito e Roberta Reis, do Dieese apresentaram no auditório do Sindsaúde um relatório do estudo feito no orçamento fiscal do Estado de Goiás, sobre as despesas e receitas. O objetivo do estudo era identificar as reais condições para negociação com governador para o pagamento da data-base.

A pesquisa analisou os três quadrimestres dos anos de 2020 e 2021, as receitas líquidas ajustadas (RCL) e as despesas totais com pessoal (DTP), além das variações de inflação e previsões futuras de receita como ICMS, IPVA, ITCD e IRRF.

A economista Leila Brito, chegou a conclusão com o estudo, que existe a possibilidade de reajuste linear, considerando os limites fiscais da Lei de Responsabilidade Fiscal, em percentuais muito maiores do que os apresentados pelo governo. Aos servidores do poder executivo é possível um reajuste, dentro do limite prudencial, no valor de 20,60%. Já o limite máximo para o reajuste com base na análise seria de 26,95%. Valores bem diferentes do proposto pelo governador ao funcionalismo.

Veja o vídeo:

Texto / vídeo: Lucas Polinário

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud