Durante carreata, Sindsaúde cobra vacinação dos profissionais de saúde e o fortalecimento do SUS

A carreata percorreu o centro de Goiânia nesta sexta-feira (22) para pedir a vacinação de toda a população contra a covid-19 e mais investimento para o SUS. Os manifestantes ainda pediram a saída do presidente Jair Bolsonaro por considerá-lo omisso em relação aos quase 215 mil mortos durante a pandemia.

A carreata saiu da Praça Universitária em direção à Praça da Bíblia, passou pela Praça A e terminou com um culto ecumênico na Praça Cívica. O ato que integrou a agenda do Fórum Goiano em Defesa de Direitos, Democracia e Soberania foi organizado pelos movimentos sociais.

A situação caótica da falta de oxigênio em Manaus-AM e a falta de empenho do presidente para adquirir as vacinas e de planejamento para imunizar os brasileiros foram duramente criticadas durante o ato. Cerca de 150 carros com balões brancos e cartazes que pediam vacina, investimentos no SUS e fora Bolsonaro formaram um longo comboio pelas ruas da capital.

E inadmissível que um país com mais de 200 mil mortos ainda não tenha um planejamento claro para proteger os brasileiros com a vacina. O governo, sequer, conseguiu assegurar a vacinação para imunizar todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente da pandemia”, manifestou o presidente do Sindsaúde-GO, Ricardo Manzi.

O presidente ainda lembrou que apesar das tentativas de desmonte do Sistema Único de Saúde, o SUS tem assegurado atendimento à população brasileira dentro de suas possiblidades. Manzi conclui destacando que ato é um “desabafo daqueles que defendem a vida e os direitos sociais”.