Em greve, servidores de senador Canedo realizam manifestação nesta sexta (12)

Em greve, os servidor@s efetivos da saúde e de outras categorias do município de Senador Canedo vão realizar nesta sexta-feira (12), às 8h30, um protesto. A concentração será na Praça Criativa e de lá, os trabalhadores sairão em carreata pelas ruas da cidade.

O movimento grevista coordenado pelo Sindsaúde e outras entidades representativas dos servidores locais teve início nesta quinta-feira (11) e segue por tempo indeterminado.

Entre as reivindicações está o reajuste salarial dos profissionais com formação técnica, padronização da carga horária para enfermeiros, farmacêuticos e psicólogos, pagamento da gratificação de produtividade dos analistas de saúde, pagamento do adicional de insalubridade aos demais servidor@s, cumprimento da gratificação por tempo de serviço e formação profissional,

“Durante dois anos, tentamos negociar nossas reivindicações com o prefeito, mas até o momento não houve sucesso. Sem avanços, nos restou a paralisação dos serviços como última alternativa. No entanto, continuamos aberto ao diálogo e esperamos que a prefeitura reconsidere do tratamento dado às pautas ”, ressalta a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves.

Além da pauta salarial, os Sindicatos reivindica condições adequada de trabalho. Conforme relatos obtidos pela entidade, as unidades de saúde sofrem com a falta de medicamentos, luvas, esfigmomanômetro (aparelho de aferição da pressão arterial) álcool em gel, papel higiênico, entre outros.

Mediante as alegações do prefeito Divino Lemes (PSD) de falta de recurso financeiro e de margem na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Sindsaúde, o Sindicanedo e outras entidades propuseram a redução do número de comissionados que chega a quase 3 mil contratados. A proposta cujo intuito era de equilibrar as contas foi recusada.

Saúde

Atualmente a rede municipal de saúde de Senador Canedo conta com cerca de 800 servidores efetivos distribuídos em 37 unidades de saúde e na Secretaria Municipal de Saúde.