Em plena pandemia, servidores do Hugo denunciam redução de gratificação por insalubridade

A redução e, até mesmo o corte em alguns casos, do adicional de insalubridade dos trabalhadores do Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO) sem nenhum aviso, gerou indignação entre os trabalhadores. As mudanças teriam sido feitas com base em um relatório da Secretária de Estado da Saúde (SES) fornecido pelo Sesmt.

Revoltados, os funcionários da unidade procuraram a direção do Sindsaúde. Ontem (25), por volta das 18h, diretores do Sindicato se reuniram com os trabalhadores na porta do Hugo (unidade administrada pelo INTS) para discutir a situação. O Sindsaúde identificou que houve casos em que a redução dos percentuais atingiu inclusive, servidores que estão resguardados por decisão judicial.

A Direção do Sindsaúde condenou a redução súbita do adicional e destacou que os servidores tem atuado no atendimento aos pacientes com dedicação, inclusive durante a pandemia da Covid-19. Ficou acertado que o jurídico do Sindicato estudará uma ação para questionar essa decisão.

Nenhum laudo foi apresentado ou divulgado desde 2018, o que torna essa atitude nefasta um ataque direto ao servidor e ao atendimento para o cidadão goiano. Portanto, ficou acordado ainda que será solicitado a Secretária Estadual de Saúde e a Organização Social (OSs) que apresentem o laudo técnico de insalubridade, caso seja necessário o próprio Sindicato fará a contratação de uma empresa para realização de um novo laudo que servirá de base para ações judiciais de reparação aos servidores.