Em reunião com o vice-governador, Sindsaúde reivindica alteração do desconto previdenciário

O Sindsaúde e o vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota (PROS) se reuniram na quarta-feira (08) para discutirem as principais reivindicações dos servidores da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES).

A reunião foi articulada através do gabinete do vereador por Goiânia, Mauro Rubem (PT). Entre os pontos de discussões, o Sindicato apresentou a proposta do realinhamento da tabela salarial, pois atualmente os servidores possuem quase 80% de perdas salariais, em decorrência de mais de dez anos sem o pagamento da data-base.

Durante a ocasião, o Sindsaúde também tratou sobre o impacto que o desconto previdenciário tem causado na vida dos aposentados e pensionistas. A entidade insistiu na possibilidade de rever o desconto, pois o Estado de Goiás aplica o maior índice do país, 14,25% sobre inclusive quem ganha salário mínimo.

O vice-governador se mostrou bastante sensibilizado pelo assunto e se comprometeu em discutir essas pautas com o governador do Estado, Ronaldo Caiado (DEM). Também será solicitado um parecer à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para verificar as possibilidades de alterações na alíquota desse desconto.

A expectativa, do sindicato é que após o parecer da PGE, uma reunião com o governador seja agendada, por intermédio do vice-governador. Ficou acordado que o Sindsaúde irá oficializar todas as reivindicações ao gabinete de Tejota.

Além disso, o Sindsaúde reivindicou a revogação da Lei n° 19.573/2016 que altera os adicionais de insalubridade e periculosidade de 40% (grau máximo) para 15%; de 20% (grau médio) para 10%, e de 10% (grau mínimo) para 5%.

O Sindicato compreende que é necessário a revogação da lei estadual, e que garanta o percentual estabelecido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) que anteriormente era aplicado pelo Estado.