Encontro da Aneps entre Goiás e DF discute saberes e práticas populares no combate as pandemias

 Encontro da Aneps entre Goiás e DF discute saberes e práticas populares no combate as pandemias

A Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (Aneps) realiza nesta terça-feira (22), às 18h, o I Encontro Interestadual de Saberes Práticas Populares na Luta Contra as Pandemias. A atividade será virtual e os interessados podem se inscrever aqui.

Ivanilde Batista que é educadora popular e uma das articuladoras da Aneps em Goiás, destaca que se vive diversas pandemias simultaneamente. “Não estamos diante da pandemia do coronavírus apenas, estamos vivemos a pandemia da violência, da fome, do despejo, da saúde mental entre outras. Portanto, defendemos que trabalhar o afeto é uma forma de lidar com essa realidade e buscar saúde no seu sentido mais amplo”, explica.

A educadora ressalta também que a ação política, pedagógica e do cuidado contribui para a autonomia do indivíduo e de grupos sociais em situação de iniquidade criando laços de ternura, acolhimento e compromisso.

O encontro que acontece nesta terça-feria tem, entre outros objetivos, o propósito de promover o resgate de conhecimentos e práticas tradicionais que corroboram para o fortalecimento do diálogo entre sociedades urbana e rural reconhecendo inclusive, a relevância dos sabres de outras culturas como os indígenas, a população negra, os quilombolas, entre outros.

No cronograma da atividade que reúne educadoras e educadores populares de Goiás e do Distrito Federal estão listados pontos relevantes no contexto das práticas e saberes como, por exemplo, a discussão do resgate das experiências de enfrentamento cunhadas no legado freiriano, a formação de agentes populares de saúde e a especialização de educação popular na promoção de territórios saudáveis e sustentáveis.

A Aneps

A ANEPS, Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde, nasceu em 15 de junho de 2003, por iniciativa de movimentos e práticas de educação popular e saúde existentes no Brasil, que se propuseram, junto, a pensar políticas públicas para o SUS, contribuir com as Conferências Nacionais de Saúde e participar do desenvolvimento de processos de aprender-ensinar em saúde nos estados brasileiros.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud