Enfermagem define novas mobilizações para pressionar por aprovação do piso salarial; veja quais são

 Enfermagem define novas mobilizações para pressionar por aprovação do piso salarial; veja quais são

Por meio de uma assembleia virtual conjunta realizada na quarta-feira (30) pelo Sindsaúde-GO e o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Goiás (Sieg), os profissionais definiram uma série de mobilizações para intensificar a pressão pela aprovação do PL 2564/20 (piso salarial) que tramita na Câmara dos Deputados.

Entre as deliberações – feitas em consonância com o Fórum Nacional da Enfermagem coordenado pela dirigente da CNTSS/CUT, Líbia Bellusci – ficou acertada a realização de uma campanha com os parlamentares goianos em que será solicitado que cada um grave um vídeo manifestando seu apoio à aprovação do PL. Os mesmos também serão convidados a participar da realização de uma live, às 14h, no dia 7 de abril (Dia Mundial da Saúde) sobre a importância da enfermagem para a população.

Também ficou acertada a criação de um produto publicitário para dialogar com a população. “A ideia é mostrarmos a realidade de um profissional de enfermagem. A rotina dele, o duplo ou triplo vínculo, as dificuldades enfrentadas no cotidiano entre outras. Esses profissionais são trabalhadores comuns com famílias e que precisam de condições de trabalho adequadas, respeito e valorização profissional”, lembra a presidente do Sieg, Roberta Rios.    

Ainda durante a assembleia, o diretor do Sindsaúde-GO e titular da Comissão de Política Parlamentar do Fórum Nacional da Enfermagem — 30 Horas, Erivânio Herculano, compartilhou com os participantes as deliberações do Fórum Nacional para as próximas semanas. Manter um grupo de dirigentes mobilizados em Brasília para acompanhar a tramitação do PL é uma delas.

Semanas decisivas

Com muito esforço e pressão, conseguimos que fosse aprovado o requerimento de urgência para acelerar a tramitação do PL 2564/20. Agora, a nossa luta continua para conquistarmos a aprovação definitiva. As próximas semanas serão decisivas para o futuro de cerca de 2,5 milhões de trabalhadores. Toda contribuição nesse sentido será bem-vinda”, frisa Erivânio.

Com a aprovação de um requerimento de urgência aprovado pelo plenário da Câmara no dia 22 de março graças à pressão do Sindsaúde, Sieg e de outras entidades representativas da enfermagem, a expectativa é que a votação definitiva do projeto aconteça até o fim de abril.

Informes

Ainda durante a assembleia conjunta foi informado que, no dia 7 de abril, às 9h, os profissionais da saúde vão realizar na Câmara Municipal de Goiânia, uma assembleia geral. Na pauta, estarão o lançamento da Campanha Nacional em Defesa do SUS e reivindicações da categoria como a data-base, progressão, quinquênio, plano de carreira dos agentes, condições de trabalho, defesa SUS (contra a privatização) entre outros direitos. A aprovação do Mérito do PL 2564/2020 também será pauta da assembleia. 

Outro informe foi feito pela representante do Sienf foi de que está sendo construído também para o dia 7 de abril, às 8h, um ato em frente ao prédio da antiga Assembleia Legislativa de Goiás (ao lado do Bosque dos Buritis), em Goiânia.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud