Entidades celebram o Dia da Mulher com doação de sangue

*Publicada em 08.03.2019 às 12h25

“Nosso sangue por nossas vidas”. Foi norteado por essa causa que o Sindsaúde em parceria com o Fórum Goiano de Mulheres celebrou o Dia Internacional da Mulher neste 8 de Março. O ato, realizado em frente ao Hemocentro de Goiás na manhã desta sexta-feira, lembrou a importância de doar sangue, mas foi além.

Também foi um ato de resistência pela vida das mulheres. Vivemos uma realidade em que os casos de violência contra a mulher continuam alarmantes em que uma de nós, é morta a cada duas horas nesse país. É preciso respeito e o engajamento de toda sociedade em defesa da vida”, frisou a secretária de Assuntos de Gêneros e Etnias do Sindsaúde, Lívia Tavares.

Usando camisetas em que exibiam a frase “doar sangue é o gesto de quem realmente ama”, servidores da saúde da capital e do interior realizaram a doação e se cadastraram para também se tornar doadoras de medula óssea.

O evento ainda foi marcado pela crítica à reforma da previdência. A presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, combateu a Proposta de Emenda Constitucional apresentada pelo Governo Federal que penaliza diretamente as mulheres e desconsidera a jornada dupla que elas exercem em seus lares.

Outra crítica do Sindsaúde foi a terceirização da saúde em Goiás, inclusive a do próprio Hemocentro.  A área da saúde – em sua maioria – é composta por mulheres e a terceirizado do setor tem penalizado os profissionais com relações trabalhistas conturbadas e sobrecarga de trabalho.

Para a secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social e secretária nacional adjunta de Saúde do Trabalhador da CUT, Maria de Fátima Veloso, “é preciso reconhecer e se solidarizar as mulheres que cotidianamente travam suas lutas contra a violência, por seus direitos e por um mundo com mais justiça social e respeito às questões de gênero”.

Doação de sangue

Milhares de brasileiros dependem dessa doação para sobreviver. Uma bolsa de sangue pode ser determinante para quem passa por cirurgia, tem câncer ou sofre um acidente. Porém esse bem que é essencial para a saúde ainda não tem substituto artificial, e depende, exclusivamente, de um gesto altruísta e solidário.