ESTADO: chega à Alego projeto que concede a data-base de 2021

Já se encontra na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de lei que concede aos servidores públicos do Executivo estadual a data-base no percentual de 10,16%. O texto precisa passar por votação em plenário.

O índice contido no projeto refere-se exclusivamente à recomposição das perdas salariais dos servidores públicos efetivos, ativos, inativos e pensionistas no exercício de 2021, ou seja, não quita as datas-bases anteriores.

Ainda de acordo com texto, o pagamento da data-base será retroativo a 1.º de março de 2022 de maneira uniforme, em idêntico percentual, aos servidores de cada Poder e órgão autônomo.

Assembleia

No dia 8 de março, a maioria dos servidores presentes na assembleia conjunta que reuniu profissionais da Educação, Segurança, Saúde, Administrativos, e outros, aprovou a proposta de data-base com percentual de 10,16% apresentada pelo governador Ronaldo Caiado.

Como não houve consenso na negociação para o recebimento integral das demais datas-bases (2018, 2019 e de 2020) devidas pela atual gestão, ficou acertado entre os sindicatos e associações que a mobilização continuará para receber os percentuais referentes às outras datas-bases da atual gestão que somam 15,37%.

Saúde

Além da articulação para receber as outras reposições, o Sindsaúde discute com o secretário estadual da Saúde, Ismael Alexandrino, o realinhamento da tabela salarial dos servidores da Secretaria da Saúde contemplando ativos e aposentados. O assunto foi tratado durante reunião com Alexandrino na última segunda-feira (7).

Outra pauta apresentada pelo Sindicato ao secretário foi o aumento do teto do vale-alimentação para R$ 10 mil. Atualmente, o benefício é pago para quem recebe até R$ 5 mil, exceto para a Educação. O receio do Sindsaúde é que os servidores da saúde fiquem prejudicados com o corte do auxílio diante de qualquer reajuste salarial por menor que seja. A progressão de carreira também foi pauta da reunião.