ESTADO: pauta da saúde é tema de reunião com secretário

 ESTADO: pauta da saúde é tema de reunião com secretário

*Publicada em 30.09.2019 às 16h50

O Sindsaúde voltou a se reunir nesta segunda-feira (30) com o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino. O objetivo foi tratar de uma série de pautas do interesse dos servidores como cumprimento do plano de carreiras, produtividade e corte de ponto.

A presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, expôs as perdas acumuladas da categoria e ressaltou a necessidade de  a atual gestão valorizar os profissionais da saúde. Entre as reivindicações, Flaviana enfatizou a importância de o Estado rever a decisão que levou ao corte de ponto dos grevistas em 2016 penalizando parte da categoria. Alexandrino se comprometeu em estudar o caso e verificar a possibilidade de rever a decisão.

Em relação ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), o secretário afirmou que o contrato da atual organização social será prorrogado por mais 30 dias e garantiu ao Sindsaúde que não haverá remoções indiscriminadas de servidores efetivos.

Outro assunto abordado foi cumprimento das progressões previstas no Plano de Cargos e Remuneração da categoria (Lei 18.464/2014). “Tem um grupo de servidores que, sequer, progrediu pela primeira vez. Além disso, a progressão que deveria ter ocorrida em 2018 para todos os servidores ainda não foi paga”.

Alexandrino alegou não ser possível a aplicação imediata do plano de carreira uma uma que, ainda segundo ele, a reforma administrativa não gerou margem financeira o suficiente para desonerar os cofres do Estado. Ele disse ainda que a decisão do STF de suspender as Emendas Constitucionais 54 e 55 complicaram a situação fiscal do Estado visto que o o governo terá de readequar o gasto com pessoal.  

Além da presidenta do Sindsaúde, participaram da reunião as diretoras da entidade, Luzinéia Vieira e Irani Tranqueira.

Veja o que o foi dito em relação às demais reivindicações:

Insalubridade

Atendendo à solicitação do Sindsaúde, o secretário disse que vai discutir nesta semana a elaboração dos laudos emitidos até agora que alteram ou suprimem a gratificação de insalubridade no Lacen-GO.  A situação também é semelhante no Huapa e HGG.

OSs na Saúde

Alexandrino defendeu a continuidade do modelo de terceirização da saúde, porém, com um acompanhamento mais rigoroso feito pelo Estado. Entretanto, o Sindsaúde propôs um modelo focado na administração direta para efeito comparativo com as demais.

Infraestrutura do HMI

Em relação à insegurança dos trabalhadores do HMI quanto à infraestrutura precária, inclusive com risco de incêndio, o secretário garantiu ao Sindsaúde que já está tomando as devidas previdências. Ele disse que a fiação já foi trocada e que está realizando uma reforma em uma ala do hospital.

Gratificação de coordenação

O Sindsaúde também questionou a falta de pagamento das gratificações de coordenação nas unidades geridas por OS. Alexandrino afirmou que até o início do próximo ano vai apontar uma solução para o impasse.  

Hospital do Servidor

Alexandrino alegou um alto custo para colocar o Hospital do Servidor em funcionamento (cerca de R$ 20 milhões) e se diz favorável à utilização da estrutura do hospital para abrigar uma possível nova unidade do Hospital Materno Infantil.

Gerências da Suvisa

Diante do alerta de que poderá haver prejuízos com a junção de duas gerências da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), Alexandrino afirmou que também vai discutir a questão com sua equipe. No entanto, ele defendeu que a finalidade da medida é de adequação.

Produtividade

A importância da permanência do Prêmio de Incentivo instituído pela Lei 14.600/200 (gratificação de produtividade) dos servidores voltou a ser defendida pelo Sindsaúde. O secretário reafirmou ser favorável a continuidade da gratificação, embora confessou não concordar com o modo como ela é calculada.

Mesa de Negociação

O Sindsaúde também cobrou a reativação da Mesa Estadual Negociação de Negociação Permanente. Alexandrino sinalizou a retomada, em breve, das reuniões para discutir de forma ampla a valorização e necessidades da categoria.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud