Estado — Secretário da governadoria recebe entidades sindicais para iniciar negociação do pagamento da data-base

A primeira reunião oficial entre governo, sindicatos e associações de servidores públicos estaduais, aconteceu na manhã desta sexta-feira (18), o Secretário Geral, Adriano da Rocha Lima, recebeu as entidades (34 no total) para negociar o pagamento da data-base.

Na avaliação do Sindsaúde, as negociações já estão atrasadas, mas a reunião foi positiva como primeiro passo, mesmo sem decisões concretas ou estimativas. Além da promessa de Caiado, as entidades estão otimistas e contam também com o fator político de ser um ano eleitoral.

Foi apresentado pelas entidades ao secretário um estudo das percas salariais dos servidores estaduais, especificamente no período da gestão atual, que representa mais de 25%.

Os servidores públicos que não são beneficiados pelo reajuste anual do salário mínimo, dependem da data-base para terem seus salários corrigidos. Até o momento, os servidores da saúde acumulam 11 anos de atraso no pagamento das reposições salariais e uma defasagem de 74%.

Como encaminhamento da reunião foi constituída uma comissão com representantes das entidades sindicais e do governo para tentar superar todos os entraves para que seja encerrada as negociações o mais rápido o possível relacionada aos números de porcentagem e que o governador anuncie uma proposta de reposição com a possibilidade de pagamento no mês de março.

Confira o vídeo: