ESTADO: servidores da SES têm direito a retroativo da progressão

Agora é oficial! Finalmente, servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) receberam no contracheque deste mês o pagamento da progressão de carreira prevista no Plano de Cargos e Remuneração (Lei 18.464/14) – outra conquista do Sindsaúde-GO. Cada mudança de referência (letra) dentro carreira corresponde a um acréscimo de 3% sobre o salário-base.

No entanto, a diretora do Sindsaúde-GO, Flaviana Alves, lembra que os servidores que progrediram agora também têm direito ao retroativo das progressões. Alguns servidores não progrediam na carreira desde 2017 enquanto outros deveriam ter progredido na carreira em dezembro de 2018.

Ela explica que essa diferença pode ser buscada na Justiça e que para isso, os filiados podem procurar o departamento jurídico do Sindsaúde por meio do telefone (62) 3995-6910 ou WhatsApp (62) 9221-2566.

Realinhamento de tabela

Flaviana reitera ainda que, após a aplicação da progressão e do reajuste da produtividade (Sindicato aguarda um reajuste na gratificação de produtividade de até R$ 1.050), a prioridade do Sindsaúde será a negociação pelo reajuste da tabela salarial da categoria. O objetivo é recompor as perdas salariais acumuladas nos últimos anos.

Em breve, o Sindicato vai apresentar aos seus filiados a proposta de tabela a ser negociada com o Governo Caiado. No entanto, Flaviana lembra que a negociação não avançou mais devido à Lei Complementar 173 de 2020 apresentada pelo Governo Bolsonaro e aprova pelo Congresso Nacional que proíbe, até dezembro de 2021, alterações na carreira que geram aumento da despesa salarial.

Outras reivindicações

Segundo Flaviana, ainda estão na pauta de negociação do Sindicato, o pagamento da data-base, revogação do desconto previdenciário de 14,25%, aumento do teto do vale-alimentação, entre outros.