ESTADO: Sindsaúde leva pautas da saúde ao secretário Ismael Alexandrino

 ESTADO: Sindsaúde leva pautas da saúde ao secretário Ismael Alexandrino

*Publicada em 18.08.2020 às 16h43

O presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi, discutiu as pautas dos servidores da saúde com o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino. A reunião ocorreu no gabinete do secretário na manhã desta terça-feira (18). Uma das principais reivindicações é a recomposição das perdas salariais da categoria.

A reunião que contou ainda com participação da vice-presidente do Sindicato, Luzinéia Vieira, e das diretoras Flaviana Alves e Marlene Soares, foi solicitada pelo Sindsaúde com o intuito de retomar as negociações em defesa dos servidores estaduais da saúde. Na pauta também estiveram o cumprimento do plano de carreira, aumento do teto da produtividade, progressão, retorno dos percentuais originais da insalubridade, data-base, concurso de 2010, entre outros.

Durante o encontro, Ricardo Manzi destacou a importância de recompor as perdas que os trabalhadores acumularam nos últimos anos. “Os servidores da saúde têm a sua importância para o Estado e basicamente foi a categoria que mais teve perdas na última gestão. Entendemos que é possível construir uma saída para garantir essa valorização inclusive por meio da revisão da tabela salarial”, defendeu.

Estudo

Ricardo também entregou ao secretário a cópia de um estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que comprova as perdas salariais da categoria acumuladas desde 2013.

Como forma de amenizar o prejuízo acumulado pelo trabalhador, a secretária Geral do Sindicato, Flaviana Alves, sugeriu o aumento do teto da produtividade que atualmente está em R$ 8.6 milhões. O Sindsaúde argumenta que a elevação desse teto para efeito de cálculo da gratificação resultaria em uma melhoria salarial.

Ao registrar cada uma das reivindicações, o secretário de saúde disse que entende a importância de valorizar a Saúde, mas adiantou que algumas pautas dependem do governador. Sobre as reivindicações que dependem de aporte financeiro, Alexandrino pontuou que é preciso encontrar alternativas. Ele se referia ao ajuste das contas já que o Estado busca o ingresso no Regime de Recuperação Fiscal.

Encaminhamento

Alexandrino afirmou que discutirá as pautas com sua equipe e dará retorno ao Sindicato nos próximos dias. Uma nova reunião ocorrerá com o secretário para tratar especificamente do teto da produtividade e dos percentuais do adicional de insalubridade. Ismael Alexandrino também se comprometeu em articular uma reunião entre o Sindsaúde e o Governador Ronaldo Caiado para a discussão de pautas específicas.

Live

Para detalhar todos os pontos discutidos na reunião, os diretores do Sindsaúde vão realizar , na próxima quinta-feira (20), às 11h30, uma live na página do Sindsaúde no Facebook.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud