FENACSAUDE: um marco histórico para os trabalhadores da Saúde

Dia 23 de dezembro de 2021! A data é um marco histórico para a luta dos trabalhadores da saúde em todo país. Hoje, com a participação do Sindsaúde-GO, foi fundada a Federação Nacional dos Servidores e Trabalhadores da Saúde (FENACSAUDE). Além de Goiás, a aliança entre as entidades reúne sindicatos da saúde do Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Espiro Santo e Amazonas.

“Estratégica”

“A criação da federação tem um papel estratégico na defesa dos direitos dos trabalhadores da saúde em âmbito nacional especialmente nesse momento grave em que enfrentamos a  pandemia da Covid-19” destaca o presidente do Sindsaúde-GO, Ricardo Manzi, e que ocupará a diretoria de Organização.

Manzi ressalta ainda que a FENACSAÚDE atende a necessidade de haver uma articulação nacional com presença constante no Congresso na perspectiva de tratar de pautas que atendam, não só o trabalhador da Saúde, mas a que faça a defesa das políticas públicas de interesse da sociedade.

Já a vice-presidente do Sindsaúde-GO, Néia Vieira, diretoria de Relações de Trabalho. Ela salienta que a união dos sindicatos representa mais uma ferramenta de lutas que amplia a possibilidade de participação, de luta e de resistência contra todos os ataques que os trabalhadores vêm sofrendo”.

Filiada à CNTSS

A FENACSAÚDE nasce filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) e terá o objetivo de coordenar os interesses das entidades filiadas, sindicatos que representam a categoria dos Servidores e Trabalhadores da Saúde com abrangência territorial Nacional em conformidade com a base territorial de cada sindicato filiado.

Para a secretária de Mulheres da CNTSS/CUT, Maria de Fátima Veloso Cunha, a FENACSAÚDE não só irá fortalecer a Confederação, mas dará um novo espaço de atuação para organizar os trabalhadores e trabalhadora da saúde. Ela acrescenta que tem orgulho de fazer parte do projeto e que “a construção da federação concretiza um sonho que foi gestado dentro da CNTSS e que graças ao trabalho e à dedicação de um grupo de companheiros, se tornou possível a realização desse sonho”.

Composição

Compõem a FENACSAUDE, os seguintes sindicatos: Sindicato dos Trabalhadores no Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (SINDSAÚDE/GO); Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área de Saúde do Amazonas (SINDSAÚDE/AM); Sindicato dos Trabalhadores em saúde no estado do Pará (SINDSAUDE/PA); Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Cachoeiro do Itapemirim (SITESCI); Sindicato dos Trabalhadores em Combate as Endemias e Saúde Preventiva no Estado do Rio de Janeiro (SINTSAUDE/RJ); e Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SINDSAÚDE/SP).