Gestão de Aragoiânia se compromete em apresentar proposta de plano de carreira para a saúde; categoria cogitou paralisação

Durante assembleia geral dos trabalhadores da Saúde de Aragoiânia que contou com a participação do secretário municipal de Saúde e vice-prefeito, Adalberto Alves de Oliveira, ficou acordado que a gestão apresentará, até terça-feira (18), uma proposta de plano de carreira para os servidores efetivos da pasta que somam cerca de 100 trabalhadores.

A mobilização ocorreu no auditório da Câmara Municipal sob a coordenação das diretoras do Sindsaúde, Irani Tranqueira e Ana Paula. O presidente da Câmara, Rony Gago (PSDB) e a vereadora Bia Leite (PSDB) também compareceram se solidarizaram com a categoria.

A valorização profissional é uma reivindicação antiga do Sindsaúde-GO no município. Os servidores que aguardam a há mais de 10 anos pela implantação do plano não esconderam a indignação diante do secretário e não descartam uma paralisação caso a prefeitura não assuma o compromisso com as pautas da categoria.

“O secretário de saúde veio, nos ouviu e dialogou. Achamos que foi um avanço dentro daquilo que estamos reivindicando. Há uma possibilidade real de paralisação, porém não é isso que nós queremos. Queremos prestar um serviço de qualidade para a população, mas com valorização profissional”, destacou a diretora do Sindsaúde e representante sindical no município, Ana Paula.

Incentivo Financeiro e data-base

Outra reivindicação é o pagamento é o repasse da décima terceira parcela da verba do Incentivo Financeiro Adicional aos Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE). O secretário garantiu que o repasse será feito até amanhã (12) a todos os agentes, mas adiantou que a partir de 2023 pretende rever a lei municipal que trata do repasse. O objetivo é adotar critério de produtividade.

Já em relação à data-base dos agentes, ficou acertado que a reposição será incluída na tabela da nova proposta do plano de carreira a ser apresentada na terça-feira próxima. O secretário disse que o município passa por dificuldades devido à pandemia, mas que não deixará de discutir as melhorias para a comunidade e para o trabalhador.

Nós faremos o possível para apresentar uma proposta com responsabilidade aos servidores e dentro daquilo que o município suporta financeiramente. No que depender dessa gestão, será feito o possível para melhorar”, ressaltou o secretário.