GOIÂNIA: alíquota de 14% passa em primeira votação na Câmara

Durante sessão conturbada, vereadores aprovaram em primeira votação na manhã desta quarta-feira (23) por 18 votos a 4, o projeto PLC 25/2020 que aumenta a alíquota previdenciária dos servidores municipais de 11% para 14%. O PL ainda precisará passar por uma segunda votação.

A aprovação do PL ocorreu mesmo diante do parecer contrário do Conselho Municipal de Previdência que considerou os argumentos para o aumento, frágeis e controversos. Para o presidente do Sindsaúde-GO, Ricardo Manzi, o projeto só foi aprovado devido uma manobra imoral da base do prefeito. “O prefeito não tinha a quantidade de votos necessária para passar o projeto e diante disso, o presidente da sessão decidiu estender o tempo da votação até que o quórum mínimo fosse alcançado”, protestou o presidente do Sindsaúde-GO, Ricardo Manzi.

As justificativas da Prefeitura para o aumento da contribuição previdenciária são que os servidores da União e do Estado já pagam a alíquota de 14% e que a Emenda Constitucional nº 103/2019 exige dos entes federados que descontem a mesma porcentagem da União, caso o regime próprio de previdência social apresente déficit.

O Sindsaúde-GO discorda e tem se mobilizado para convencer os vereadores à rejeitarem o projeto. O Sindicato e demais entidades que fazem parte do Fórum dos Servidores Públicos de Goiânia apontam que a própria Prefeitura afirma na justificativa que não déficit, mas um superávit atuarial de R$ 645 milhões e que a empresa contratada para realizar os cálculos indicou que a alíquota atual já garante o equilíbrio financeiro da previdência municipal.

Veja quais são os vereadores que apoiaram o aumento:

1 Tatiana Lemos (PCdoB)
2 Tiãozinho Porto (MDB)
3 Welington Peixoto (DEM)
4 Zander (PATRIOTA)
5 Alfredo Bambu (PATRIOTA)
6 Álvaro da Universo (PATRIOTA)
7 Andrey Azeredo (MDB)
8 Anselmo Pereira (MDB)
9 Carlin Café (MDB)
10 Divino Rodrigues (PATRIOTA)
11 Lucas Kitão (PSL)