Goiânia: após cobranças, Portaria 010 sofre modificações

 Goiânia: após cobranças, Portaria 010 sofre modificações

*Publicada em 10.06.2019 às 17h01

A Portaria 010/2019 foi motivo de embate entre o Sindsaúde e a Secretaria Municipal de Saúde, visto que ela não foi construída em conjunto com as entidades. À época, o Sindicato destacou diversos pontos prejudiciais aos servidores e solicitou as devidas correções. Entretanto, a reedição do texto trouxe alguns avanços.

No último dia 3, a SMS publicou no Diário Oficial do Município (DOM) a retificação da Portaria 010/2019. A primeira versão original havia sido publicada em fevereiro desse ano e de acordo com a prefeitura o objetivo era é regulamentar a jornada de trabalho e frequência de todos os servidores em exercício da Secretária Municipal de Saúde (SMS) que fazem 20, 30 e 40h semanais e como essa jornada seria executada.

A presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, explica que um dos avanços foi “a flexibilização dos horários para os servidores têm duplo vínculo”. Outra mudança destacada pela presidenta “foi a reformulação do horário de funcionamento de algumas unidades beneficiando servidores que têm carga horária de 30h”. Além disso, a SMS também acrescentou jornadas de trabalho alternativas o que possibilita uma melhor organização na agenda do servidor.

Porém, Flaviana vê com a preocupação a desobrigação de cumprir as normas, os servidores que atuam em unidades geridas por instituições ou entidades conveniadas a SMS. Para esses trabalhadores, as regras deverão ser estabelecidas pelos dirigentes da instituição. “Sabemos que as relações entre instituição podem ser conflituosas e muitas vezes, a escala definida pode ser pior do que aquelas regulamentadas pela portaria”.

No que tange os Centros de Saúde da Família e o Núcleo Amplificado de Atenção da Família (NASF), a Secretaria definiu que os horários com contra turnos vão valer exclusivamente para esquipes de Saúde da Família (ESF) e equipes de Saúde Bucal (ESB).

Também foram incluídos no expediente das 07h às 19h, o Centro de Referência em Ortopedia e Fisioterapia (CROF), do ambulatório das Maternidades, Farmácia Distrital e Farmácia de Medicamentos e Insumos Especiais no expediente das 07h às 19h.

O Sindsaúde buscará avançar nas negociações para superar outros entraves da portaria que inviabilize melhores condições de trabalho e a assistência de qualidade à população.

Veja aqui a integra da portaria.

 

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud