GOIÂNIA: em carreata, servidores da saúde cobram direitos trabalhistas e repudiam a entrega da saúde municipal para as OSs

*Publicada em 23.09.2020 às 12h50

Cumprimento dos direitos dos servidores, contra a terceirização da saúde municipal e melhores condições de trabalho! Foi com essa pauta que os trabalhadores da Saúde saíram em carreata na manhã dessa segunda-feira (23) pelas ruas de Goiânia.

Da UPA do Jardim Novo Mundo os servidores saíram em carreata até o Caps Novo Mundo e depois seguiram para Cais Amendoeiras. “A nossa data-base ainda não foi paga, parte das progressões de carreira ainda estão atrasadas e as nossas férias estão suspensas. Ao invés de tentar colocar OS nas unidades de saúde, a prefeitura deveria valorizar a categoria e investir na oferta de especialidades médicas”, protestou o presidente do Sindsaúde-GO, Ricardo Manzi.

O alerta sobre a terceirização da rede municipal de saúde veio depois que o Sindicato descobriu que a Secretária Municipal de Saúde (SMS) vem mantendo e em sigilo, a intenção de aderir ao modelo de gestão. A SMS admitiu que foi um aberto um processo para qualificação de OS.

Campanha

A direção do Sindsaúde aproveitou para lançar a campanha “A Saúde é Pública, OS Não!. “Nós não compactuamos com a gestão terceirizada. Como já foi observado em Goiás e em outros estados que adotaram o mesmo modelo, esse tipo de gestão cria uma relação precarizada de trabalho, dificulta o acesso da população ao atendimento, e não há transparência”, reforçou Ricardo Manzi.

Reforma Administrativa

Outra questão abordada durante atividade de hoje, foi a proposta de Reforma de Administrativa apresentada pelo Governo Bolsonaro. “O que vemos nessa reforma é a nítida perseguição a uma parcela do funcionalismo que recebe menos. As grandes regalias que pesam verdadeiramente no orçamento do Governo não sofreram ajustes”, alertou o presidente.