GOIÂNIA: sindicatos convocam mobilização em defesa do plano de carreira dos ACS e ACE

 GOIÂNIA: sindicatos convocam mobilização em defesa do plano de carreira dos ACS e ACE

*Publicada em 06.03.2020 às 11h19

Após reunião ocorrida ontem (5) com o secretário Municipal de Finanças do município de Goiânia, Alessandro Melo da Silva, os dirigentes do Sindsaúde e do Sindacse decidiram convocar os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias para intensificar a mobilização no Paço Municipal. “Diante das informações que recebemos hoje, o plano só será uma realidade se houver o engajamento de todos os agentes”, alertou a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves.  

Está agendada para a próxima quarta-feira (11), às 14h, uma nova mobilização no Paço Municipal. O intuito é reunir o máximo de trabalhadores possíveis e pressionar para que haja o envio de um projeto de lei para a Câmara Municipal que inclua os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) na Lei Municipal Nº 8.916/10 que trata do Plano de Carreira especifico dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

Na última quinta-feira (5), as informações do secretário de Finanças não foram nada animadoras. Na reunião com o Sindsaúde e o Sindacse no Paço Municipal, Alessandro disse que, até o momento, desconhece qualquer estudo sobre a inclusão ou criação de plano para os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate à Endemias do município. “Ainda não chegou às minhas mãos qualquer estudo de plano para a saúde”, afirmou o secretário.

A fala do titular surpreendeu os trabalhadores já que havia um consenso na Secretaria Municipal de Saúde e até uma promessa do prefeito, Iris Rezende, de contemplar as duas categorias com um plano de carreira.    

Ao final, o gestor sinalizou, entretanto, que a Secretaria de Finanças poderia analisar uma proposta de plano de carreira com remuneração em forma de subsídio se apresentada pelos sindicatos, a exemplo do que vem sendo feito para outras categorias. 

Diante do relato do secretário de que não há estudos em andamento para ACS e ACE e da proximidade do período eleitoral, o que pode inviabilizar a concessão do plano, a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves, o diretor Leocides de Souza, e o representante do Sindacse, Paulo Brito, enfatizaram que o momento é de realizar um esforço incondicional na defesa do plano.

As duas categorias em questão, são comprometidas com o trabalho e por isso, devem ser valorizadas da forma que merecem. Acreditamos que o plano de carreira da forma que queremos é viável sim, mas para isso é preciso mostrar a nossa força. Por isso, no dia 11, é fundamental que cada um mostre a sua indignação no Paço Municipal para assim, transformarmos esse sonho em realidade”, frisou Flaviana Alves.

Veja o vídeo

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud