GOIÂNIA: Sindsaúde apresenta proposta de compensação da produtividade e vale-alimentação para agentes

 GOIÂNIA: Sindsaúde apresenta proposta de compensação da produtividade e vale-alimentação para agentes

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemia (ACE) do município de Goiânia que foram readaptados se mobilizaram no Paço Municipal nesta sexta-feira (5) para cobrar o restabelecimento do vale-alimentação e da gratificação de produtividade.

O Sindsaúde e uma comissão de trabalhadores foram recebidos pelo chefe de gabinete do prefeito, Gustavo França. Na ocasião, o Sindicato formalizou, por meio de ofícios, o pedido de regularização dos benefícios e apresentou propostas. A expectativa é que o prefeito Rogério Cruz (Republicano) receba a comissão na próxima semana.  

O Sindicato propõe que seja editado um decreto regulamentando o pagamento da produtividade para os agentes e que, no caso do vale-alimentação, a gratificação seja concedida em forma de Unidade Padrão de Vencimento (UPV).  

Entenda

Um grupo de ACS e ACE afastado de suas atividades no campo por motivo de saúde (readaptados) e realocado para outra função, foi surpreendido no mês de fevereiro desse ano com o corte do auxílio-alimentação que era pago no valor de 30% sobre o vencimento salarial. A gestão alega que a medida foi tomada para adequar à Lei Complementar 248 aprovada ainda em 2013 que veda o benefício em casos de readaptação.

Outra reivindicação dos agentes é a devolução da gratificação de produtividade no valor de R$ 300. A prefeitura alega também, que por não estarem desempenhando atividades no campo, esses trabalhadores não fazem jus ao benefício. A gratificação deixou de ser paga em agosto do ano passado com base na Lei Complementar 236/2012.   

Para o diretor do Sindsaúde, Willian Matheus, as medidas da prefeitura são injustas e têm prejudicado categoria. “Eles não podem ficar no prejuízo porque esses agentes continuam produzindo. A diferença é que essa produção agora ocorre em outro local definido pela própria gestão, mas que é igualmente importante para a política de Atenção Básica”.

Participaram do ato, o vereador e diretor do Sindsaúde, Mauro Rubem (PT), a secretária de Saúde do Trabalhador do Sindsaúde, Marlene Soares; e a secretária Geral do Sindsaúde, Flaviana Alves.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud