Goiânia – Sindsaúde discute progressão, quinquênio e o piso dos agentes com o Secretário de Administração.

Na manhã desta terça-feira (26), a direção do Sindsaúde-GO, esteve reunida no Paço Municipal com o secretário municipal de Administração (Semad), Eduardo Merlin. Na ocasião, o Sindicato tratou de pautas de interesse dos servidores da saúde como progressão, quinquênio e o piso dos agentes.

O sindicato cobrou da prefeitura o retorno do pagamento do quinquênio, sendo um direito constitucional garantido aos servidores com a Lei Complementar 191/22 — originária do PLP 150/20 — que devolve a contagem de tempo para a concessão do quinquênio, licenças e outros direitos relacionados ao tempo de serviço de servidores. O secretário informou haver pendências sobre o parecer da PGM. O Sindsaúde solicitou que o pagamento seja feito imediatamente a todos os profissionais de saúde, que a PGM reveja o parecer acerca dos administrativos.

Na ocasião, foi cobrado do secretário Eduardo Merlin, o pagamento das progressões. O secretário afirmou que o processo já passou pela pasta e seguiu para a secretaria de finanças. A previsão é de que seja pago até novembro.

Em relação a EC 120, sobre o pagamento do piso de 2 salários mínimos aos agentes, o secretário informou que a Secretaria de Saúde (SMS), ainda não encaminhou nenhum processo para que seja atuado e que há pendências de uma legislação que o regulamente. Destaca que assim que for encaminhado o Projeto de Lei pela SMS, a Semad fará os encaminhamentos necessários para que seja cumprido.

Veja o vídeo: