Goiás é o Estado brasileiro que menos testa para a Covid-19 – Sindsaúde questiona na Justiça

Publicado em 15 de julho de 2020, às 10h20

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), dos 230 mil casos diários de contaminação pelo novo vírus, 80% ocorreram em 10 países no mundo, sendo 50% no Brasil e EUA.  O Brasil encontra-se no epicentro da pandemia e alguns Estados brasileiros estão no maior caos sanitário da história.

Segundo o consórcio da imprensa (formado em resposta ao Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) da restrição nos dados da pandemia Covid-19) que busca as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da Federação, Goiás está sendo afetado de forma dramática, com uma intensa transmissão e contaminação exponencial do coronavírus. Evidenciando o desmonte da saúde pública que o Sindsaúde já denunciava antes da pandemia, com as demissões em massa de profissionais da saúde e a realocação de servidores públicos da saúde experientes para cargos administrativos, é neste contexto de falta de reposição e de sobrecarga para os trabalhador@s de hospitais e unidades de saúde em Goiás que a Covid-19 se instala.

Sem a testagem e as condições adequadas, com os quadros reduzidos e a alta exposição ao vírus, bem como, a permanência de profissionais do grupo de risco nas unidades de saúde, em especial no município de Goiânia, é possível observar o desrespeito dos governos com estes profissionais e com a população que segue para o trabalho todos os dias sem saber se tem ou não o novo vírus. O Estado de Goiás sempre esteve na situação de contaminação comunitária, pela ausência da testagem.

O Sindsaúde já conseguiu duas decisões favoráveis no TRT que estão em vigor assegurando o fornecimento de EPIs e o afastamento dos trabalhador@s do grupo de risco para a covid-19. O Sindsaúde entrou também com mandato de segurança coletivo para garantir a testagem adequada dos trabalhadores da saúde pelo método PCR, considerando a omissão do poder público que deveria tratar de forma responsável e planejada todas as medidas de proteção e de segurança para os trabalhadores da saúde.

Goiás está no epicentro da contaminação do coronavírus, sem Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), quase sem leitos, amarga o título de Estado brasileiro que menos testa. Preste a pôr fim ao isolamento social, com a abertura de comércios e outros empreendimentos que causam aglomeração de pessoas e sem opção de retorno à quarentena por sua situação econômica, vemos com transparência novos picos trágicos de contaminação da Covid-19 na população goiana.

Fontes: