Histórico! Enfermagem conquista piso nacional para a categoria

 Histórico! Enfermagem conquista piso nacional para a categoria

Após 20 de anos, os profissionais da enfermagem conquistaram um feito histórico. O plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem (4), por 449 votos a 12, o Projeto de Lei 2564/20, que institui piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. O Sindsaúde acompanhou do plenário a votação da proposta que, agora, dependerá da sanção do presidente Bolsonaro.

Se sancionada, a lei abrangerá os profissionais do setor público e do setor privado nas esferas federal, estadual e municipal. O valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

Foi uma conquista muito significativa para a enfermagem. Uma vitória de quem acreditou na luta, de quem acreditou nas entidades representativas da categoria. São mais de 20 anos buscando o convencimento do Congresso de que era precisar valorizar e reconhecer o trabalho dos profissionais de enfermagem”, destaca a vice-presidente do Sindsaúde-GO, Néia Vieira.

Já o diretor do Sindsaúde-GO e representante da CNTSS, Erivânio Herculano, que também esteve à frente das articulações em Brasília, lembra os bastidores da luta. “Sabíamos que não seria fácil, mas que seria possível!  Foram muitas idas e vindas a Brasília! Muitas reuniões: umas bem-sucedidas e outras, não. Dialogamos com os deputados, procuramos as lideranças partidárias, realizamos grupos de trabalhos e expusemos a realidade nua e crua dos profissionais de enfermagem no serviço público”.

Orçamento

Erivânio ressalta ainda que o esforço e o compromisso da categoria com essa pauta foi fundamental para essa conquista, mas adianta que a “luta” ainda não terminou. O diretor lembra que a lei só começará a ser aplicada depois que for definido de onde sairão os recursos que vão custear o pagamento do piso.

O envio do projeto para a sanção presidencial dependerá de um acordo sobre a fonte dos recursos. Acredita-se que a proposta só deva ser sancionada depois da aprovação da PEC 122/15 que regulamenta a criação de despesas por parte da União para os demais entes federativos.

Proposta

Embora haja outros projetos que tratam do piso apresentados ainda no ano 2000, o Projeto de Lei 2564 foi apresentado em 2020 pelo senador Fabiano Contarato (Rede). Cerca de 1,5 milhão de profissionais deverão ser beneficiados. Além de reconhecer e valorizar o trabalho da enfermagem, a proposta visa corrigir a discrepância entre as remunerações praticados pelo país afora.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud