Insatisfeitos com Pellozo, servidores e servidoras de Senador Canedo agendam assembleia para terça (10)

Com o aumento de denúncias e com a falta de diálogo da Secretaria Municipal de Saúde em Senador Canedo, o Sindsaúde realiza nesta terça-feira (10) uma grande assembleia com os servidores e servidoras da saúde.

O ato será realizado na Praça Criativa, às 9 horas e contará com a presença de outras entidades sindicais que representam os trabalhadores e as trabalhadoras da rede municipal de saúde.

Entre as principais reivindicações da categoria, o Sindsaúde cobra a revogação da Reforma Administrativa aprovada no Município que retira os 40% de insalubridade dos servidores e servidoras, o pagamento da data-base e o chamamento do concurso público da saúde.

Maternidade Municipal Aristina Candida

De acordo com o Conselho Municipal de Saúde, o prefeito, Fernando Pellozo (PSD) iniciou o fechamento da Maternidade Aristina Candida sem o consentimento do órgão.

Em reunião com o Conselho, Pellozo exibiu várias fotos da maternidade que constavam sérios danos na unidade.

Na ocasião, alguns conselheiros e conselheiras, e inclusive um engenheiro, estiveram no local e não encontraram os estragos exibidos nas fotos que o prefeito apresentou na reunião.

Os trabalhadores e trabalhadoras que atuam na maternidade afirmaram que os danos apresentados por Pellozo são anteriores a última reforma na unidade, em 2018.

Os conselheiros e conselheiras que estiveram na unidade afirmaram que não há necessidade de fechamento, apenas de manutenção e que pode ser feita sem interromper o funcionamento do local.

O Conselho enviou relatório e oficio à Prefeitura solicitando um esclarecimento sobre o uso das fotos antigas e o fechamento da maternidade sem a apresentação prévia de um fluxograma para as gestantes. Contudo, o pedido foi ignorado pela gestão.

Uma reunião com o Ministério Público foi marcada nesta segunda-feira (9) para solicitar que o órgão intervenha na decisão da prefeitura.

Falta de diálogo

Além de manobras políticas prejudiciais aos servidores, a gestão tem uma postura nada amistosa com os sindicatos. Com frequência, a secretária municipal de Saúde, Gercilene Ferreira, mais conhecida como Branca, tem evitado e desmarcado reuniões que pautam os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras.

Reuniões com o Conselho e com os sindicatos do Município também são evitados pela atual secretária. Na última reunião com Pellozo, o Sindsaúde informou sobre as dificuldades de diálogo com a gestora, e mais uma vez, o prefeito demonstrou não estar ciente dos acontecimentos de sua gestão.

Assédio moral

A insatisfatória comunicação por parte da gestão tem influenciado no aumento das denúncias de assédio moral dentro das unidades de Atenção Primária por partes dos coordenadores. A diretora do Sindsaúde, Sirley Braga relata que a frequência de relatos de trabalhadores assediados moralmente está se tornando preocupante. “Quase todos os dias recebo mensagem de algum trabalhador ou trabalhadora. O prefeito já foi avisado, mas caso continue, o Sindicato vai tomar medidas legais, porque assédio moral é crime”.