Iris assina decreto concedendo as progressões da saúde

 Iris assina decreto concedendo as progressões da saúde

*Publicada em 01.04.2019 às 12h15

Segundo informações divulgadas no portal da Prefeitura de Goiânia, a prefeito Iris Rezende assinou na última sexta-feira, 29, decreto que garante a progressão horizontal para os servidores da rede municipal de saúde.

Ao todo, cerca de 2.362 servidores serão contemplados com a medida. O documento, com o nome de todos os beneficiados, deve ser publicado no Diário Oficial do Município no final da tarde desta segunda-feira, 1º.

A progressão está garantida na Lei municipal n° 8.916/2010. A mudança de letra dever ocorrer a cada dois anos, o que equivale um crescimento de 6,12% do vencimento.  Esse é um direito do trabalhado@r previsto no plano de carreira e é um mecanismo de valorização do profissional da Saúde.

Os servidores da saúde receberão duas letras, retroativas a 2016 e 2018. No entanto, o benefício precisa ser concedido a outros 2.000 servidores cujos processos já foram analisados, mas apresentaram algum tipo de pendência. O superintende da Casa Civil, Jairo Bastos, justifica que o pagamento da progressão não é automático e que houve divergências entre a Procuradoria e o administrativo da prefeitura durante as análises.

Prejuízos

O atraso nas progressões tem trazido prejuízos. Um estudo elaborado pelo Sindsaúde revelou que ao considerar o histórico do servidor, os adicionais, gratificações como titulação, quinquênio, insalubridade e outros que incidem sobre o vencimento, a perda pode chegar R$1.500 por mês.

O atraso no pagamento das progressões motivou uma série de mobilizações. Além de procurar a Justiça, o Sindsaúde se reuniu por diversas vezes com a gestão e foi, inclusive, à Câmara Municipal buscar apoio para garantir os direitos desses trabalhadores.  

“Os servidores aguardam com expectativa, o cumprimento desse direito. A final de contas, alguns não recebem a progressão desde 2014. A nossa mobilização continua até que todos tenham recebido e porque ainda temos outras questões para acertar com a prefeitura de Goiânia”, salientou a presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves.

Mobilização

Os servidores preparam uma mobilização para o próximo dia 4, quando pedirão na Câmara Municipal a revogação da Portaria 010/2019. Na ocasião, os servidores também vão cobrar na tribuna da Casa, o cumprimento da Lei 8.9016/10 do plano de carreira da categoria e celeridade no pagamento das demais progressões.

*Com informações da Prefeitura de Goiânia.

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud