Justiça Suspende a Cobrança dos Empréstimos Consignados dos Aposentados

Publicado em 23 de abril de 2020, às 12:50 horas

A ação popular da Justiça Federal do Distrito Federal determinou segunda-feira, 20 de abril, a suspensão dos pagamentos dos empréstimos consignados pelo prazo de quatro meses, durante a pandemia, para aposentados do INSS e servidor@s públicos de todo Brasil.

O argumento que deu ganho a este projeto do Senado, foram os R$ 1,2 trilhão que o Governo Federal liberou para o Banco Central para ajudar os bancos, não chegou para a população atingida pela pandemia Covid-19.

Este é o maior repasse de recursos públicos já realizados na história do Brasil para os bancos. Em todos os canais comunicação e de TV aberta no país, as propagandas dos bancos oferecendo empréstimos para a população, micro e pequenas empresas, brotam como plantas mortas. É o dinheiro público oferecido com juros para o povo pelos bancos. E o Banco Central ainda pode recorrer da ação.

Outros projetos do mesmo tema tramitam na Câmara Federal e no Senado em Brasília. Daí a importância de termos representantes nestas casas de Leis, que lutem por projetos que beneficiem o povo e os trabalhador@s não os empresários e as grandes fortunas.

“O Sindsaúde parabeniza a decisão do Juíz Federal do DF, porque lutamos permanentemente para que as Leis estejam em conformidade com as necessidades dos trabalhador@s e da população brasileira. Auxílio neste momento de pandemia covid-19 deve ser para o povo e não para os acionistas, diretores de banco e grande empresários,” diz Ricardo Manzi, Vice-Presidente do Sindsaúde-GO.

Fontes:

Agência Senado