Mambaí: Sindsaúde cobra da Prefeitura cumprimento da data base e plano de carreira

*Atualizada em 15.02.2019 às 11h24

A direção do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde/GO) esteve nesta quarta-feira (13), na cidade de Mambaí para cobrar da Prefeitura Municipal o cumprimento do pagamento da date base e o reajuste do piso salarial dos trabalhador@s da Saúde.

Em reunião com o prefeito Joaquim Barbosa, o diretor do Sindsaúde, Leocides Souza, também reivindicou a execução do plano de carreira e questionou sobre o incentivo adicional financeiro aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) do ano de 2018.

Respostas

Segundo Joaquim Barbosa, o pagamento da data base está sendo analisando pelo o jurídico da Prefeitura.  Já sobre o reajuste do piso salarial, ele afirmou que está elaborando um projeto de lei para encaminhar a Câmara Municipal. Ele garantiu que a remuneração do reajuste será feita de acordo com a lei.

A respeito do plano de carreira dos servidor@s, o prefeito assegurou que será criada, neste primeiro semestre de 2019, uma comissão para estudar a proposta. O Sindsaúde fará parte desta comissão para poder garantir uma negociação correta para os trabalhador@s.

Já quanto ao repasse do incentivo adicional financeiro aos ACS e ACE, o prefeito respondeu que o pagamento do ano de 2017 ocorreu normalmente. Em relação ao ano de 2018, ele disse que foi feito um acordo com os agentes para que os incentivos fossem destinados à compra de tabletes.

Insalubridade

A reunião do Sindsaúde com a Prefeitura de Mambaí teve ainda como pauta a insalubridade dos servidor@s. O município, atualmente, paga 15% para todos os funcionários, o que pode causar ação na Justiça contra a Prefeitura. Segundo Joaquim Barbosa, este é mais um tema que está previsto a ser estudado junto com o plano de carreira.