Mantido na pandemia, Enem tem primeira prova no próximo domingo

 Mantido na pandemia, Enem tem primeira prova no próximo domingo

Cerca de 754 detentos participaram hoje (12) do primeiro dia de provas do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) 2017, no Pará. O exame começou as 13h pelo horário de Brasília. Em todo o Brasil, mais de 30 mil pessoas privadas de liberdade farão as provas hoje (12) e amanhã (13), em mais de mil centros de detenção do país de 577 municípios. O Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), em Belém, e o Centro de Recuperação Mariano Antunes (CRAMA), em Marabá, foram as unidades prisionais do Estado que tiveram o maior número de inscritos, com 51 e 75 candidatos, respectivamente. Mais de 100 presos custodiados em centrais de triagem no Pará também participaram do Enem PPL 2017. Na foto, internos da Central de Triagem Metropolitana III (CTM III). FOTO: AKIRA ONUMA / ASCOM SUSIPE DATA: 12.12.2017 BELÉM – PARÁ

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, mantidas pelo governo federal e pela Justiça mesmo com a pandemia agravada, começam a ser aplicadas no próximo domingo (17). Com exceção do Amazonas, onde uma decisão liminar determinou a suspensão do exame, milhões de estudantes em todo o país devem realizar a avaliação. 

Desta vez, são duas versões: a impressa, aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma digital, realizada como teste para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Leia maisEntidades estudantis reagem com indignação à decisão da Justiça de manter o Enem

Em razão do coronavírus, a máscara facial passou a ser item obrigatório, junto com documento de identificação com foto (veja quais são permitidos) e caneta esferográfica transparente, de tinta preta.

É recomendado que os candidatos levem uma máscara extra para trocar durante a prova, embora não seja obrigatório. É permitido levar álcool em gel próprio, além do que já será disponibilizado em todos os locais.

Durante todo o tempo de realização da prova, os candidatos estarão obrigados a usar máscaras da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de serem eliminados do exame. As exceções são para comer e beber, quando o item de proteção poderá ser retirado momentaneamente. 

Leia maisEnem em plena pandemia: estudantes relatam receios e preocupações

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as salas terão número reduzido de estudantes, para garantir o distanciamento entre os participantes. Além disso, o álcool em gel estará disponível em todos os locais de aplicação.

Quem for diagnosticado com covid-19, ou apresentar sintomas dessa ou de outras doenças infectocontagiosas até a data do exame, não deverá comparecer ao local de prova e sim entrar em contato com o Inep pela Página do Participante, ou pelo telefone 0800-616161, e terá direito a fazer a prova na data de reaplicação do Enem, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Leia mais“Não me inscrevi no Enem porque não me sinto preparado”: relatos de um 2020 perdido

As medidas adotadas para a aplicação das provas, no entanto, não anulam o risco de proliferação da covid-19. Em ofício enviado ao Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) afirma que “apesar de os jovens terem menor risco de desenvolver formas graves e tampouco estar prevista a vacinação da população com menos de 18 anos, o aumento da circulação do vírus nesta população pode ocasionar um aumento da transmissão nos grupos mais vulneráveis”.

Recomendações   

Uma vez que o exame foi mantido, a recomendação da médica infectologista Marise da Silva Mattos é para que os cuidados sejam redobrados, especialmente durante a entrada nas escolas, momento em que costuma haver maior aglomeração de pessoas. 

“Esse é o momento mais crítico, que leva toda uma ansiedade de estar lá dentro, antes do portão fechar. Não sei se vai ter alguma organização do lado de fora, mas é procurar não ficar esbarrando em outras pessoas, não empurrar. Tentar se manter afastado o máximo que puder e passar o seu álcool em gel na mão quando chegar lá dentro”, orienta.

A médica também recomenda um exercício bem fácil para calcular o distanciamento adequado de outras pessoas. 

“Abra os seus dois braços, o máximo que você puder, olha para o lado e imagina um círculo. Você é o centro do círculo, e o seu braço vai ser o raio. Então, nesse círculo do seu braço até você ninguém se aproxima. E a mesma coisa o seu amigo. Não é pra encostar mão com mão, mas você consegue, assim, estabelecer uma distância segura de afastamento do amigo”, finaliza.

Edição: Geisa Marques
Fonte: Brasil de Fato

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud