Ministério Público do Trabalho abre inquérito para investigar situação das unidades de saúde Goiânia

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás (Sindsaúde/GO), realizou uma reunião com a procuradora do trabalho Milena Cristina Costa, onde foi confirmado que o Ministério Público do Trabalho (MPT), abriu um inquérito para investigar a situação que vive as unidades de saúde de Goiânia.

Com base em denúncias recebidas sobre falta de condições de trabalho, o MPT instaurou uma comissão para dar início a uma fiscalização presencial a fim de realizar um levantamento técnico constatando as denúncias e as péssimas condições das unidades de saúde do município de Goiânia. Buscando assim a garantia da qualidade de ambiente de trabalho ao servidor e consequentemente ao usuário do SUS.

O Ministério do Trabalho pediu que, o Sindicato e trabalhadores envie informações, fotos, vídeos e qualquer registro para compor o inquérito e assim responsabilizar a prefeitura pelos seus atos.

Contra a precarização

No encontro, o Sindicato apresentou um projeto em parceria com outros órgãos referente a violação da saúde com a privatização do SUS em Goiás, e a precarização das relações de trabalho com as Organizações Sociais (OSs).

O Sindsaúde sempre alertou e se posicionou contra esse modelo de terceirização por considerá-lo, além de fator precarizante, ineficiente e frágil quando se trata de transparência. Como alternativa, a entidade defende a gestão direta dos hospitais feita pela Secretaria de Saúde com a contratação de servidores concursados e devidamente qualificados de modo a assegurar mais segurança ao trabalhador e à trabalhadora, e aos usuários do SUS.