Mobilização: Sindsaúde visita unidades de saúde em Corumbá de Goiás

O Sindsaúde-GO se reuniu com profissionais das unidades de saúde de Corumbá de Goiás. O Sindicato dialogou com os trabalhadores das unidades básicas de saúde, do Hospital Municipal e do Samu. Uma das reivindicações do município é a implantação do plano de carreira para a categoria. A mobilização ocorreu no último dia 23.

Queremos a valorização profissional dos servidores da saúde e para isso, estamos construindo uma mobilização efetiva com o apoio da comunidade na gestão do SUS, para conseguirmos reduzir o sofrimento, a insatisfação gerada pela falta da adoção dos princípios da gestão pública”, explica o diretor do Sindsaúde-GO, Erivânio Herculano.

O diretor enfatiza ainda que um dos objetivos dessa mobilização é manter os trabalhadores unidos na lutar contra a retirada de direitos e em novas conquistas. “Aguardamos ansiosamente pela oficialização da mesa de negociação do SUS por parte da gestão municipal”.

Outras reivindicações do Sindicato são a realização de um novo concurso público para preencher o quadro de pessoal da saúde, o retorno do pagamento do quinquênio, sendo um direito constitucional garantido aos servidores com a Lei Complementar 191/22 — originária do PLP 150/20 — que devolve a volta da contagem de tempo para a concessão do quinquênio, licenças e outros direitos relacionados ao tempo de serviço dos servidores.

Através da escuta feita em cada unidade de saúde com questionamentos distintos em busca de esclarecimento, dialogamos com os trabalhadores, colocamos nossas assessorias, inclusive a jurídica, à disposição da categoria.  Temos uma atuação sindical histórica e combativa e vamos continuar fazendo o diagnóstico funcional dos direitos trabalhistas a ser defendido tanto no individual quanto no coletivo”, reforça Erivânio.