Negociações avançam e comissão vai rediscutir avaliação de produtividade dos agentes de Goiânia

 Negociações avançam e comissão vai rediscutir avaliação de produtividade dos agentes de Goiânia

*Publicada em 16.10.2020 às 16h03

O Sindsaúde esteve reunido com a secretária de Saúde, Fátima Muré, na última quarta-feira (14), para tratar do novo método de avaliação da produtividade dos Agentes Comunitários de Saúde de Goiânia que tem prejudicado os trabalhadores. Na próxima segunda-feira (19), o Sindsaúde vai se reunir com a Secretaria Municipal de Saúde para reavaliar pontos polêmicos do método avaliativo.

Para o presidente do Sindsaúde, Ricardo Manzi, é muito importante rever o atual modelo de avaliação da produtividade. Entres os pontos que precisam ser rediscutidos estão a ficha de desempenho, estrutura de trabalho e a inconsistência do sistema de lançamento de dados. “A forma de avaliação adotada pelo Município tem penalizado os agentes injustamente uma vez que as metas impostas pelo município são desproporcionais e inatingíveis já que a prefeitura não tem oferecido condições e estrutura necessárias de trabalho”, alerta.

Produtividade dos ACE

Na ocasião, também ficou acordado com a secretária que o Sindsaúde vai formalizar à SMS uma proposta para compensação da perda da gratificação de produtividade de campo dos Agentes de Combate a Endemias com base na Lei 276. A SMS havia cortado o benefício com base em um parecer recomendativo da Advocacia Setorial da Saúde.   

Não concordamos com esse parecer porque entendemos que esses agentes, inclusive aqueles que estão nos distritos sanitários lançando informações, têm um papel muito relevante dentro da estrutura da SMS e precisam ser recompensados”, defende Ricardo Manzi.

Portaria 2.358/2020
Outro ponto tratado com a gestão foi a aplicação da Portaria 2.358/2020 que Institui o incentivo de custeio, em caráter excepcional e temporário, para a execução de ações de rastreamento e monitoramento de contatos de casos de Covid-19.

A diretora do Sindsaúde, Flaviana Alves, explica que tem havido inúmeras dúvidas e questionamentos, principalmente com relação aos critérios que serão considerados para a atuação na estratégia e para seleção dos trabalhadores que farão as ações da vigilância em saúde. Fátima Mrué, informou ao Sindicato que a SMS está estudando a melhor maneira para investir o recurso.

 

Agentes de saúde enviam à promotoria relatório sobre falta de condições de trabalho em Goiânia

 

Sindsaúde solicita informações das secretarias de saúde de todos os municípios goianos com relação aos recursos da portaria 2.358 do Ministério da Saúde

Outras Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud