O Novo Mundo do Trabalho e dos Sindicatos

Publicado em 09 de março de 2020, às 17:40h

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás, Sindsaúde, em parceria com o Escritório Regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, DIEESE-ER-GO, realizaram na Sede Administrativa do Sindsaúde, nesta segunda-feira (9)), às 14 horas, uma a palestra seguida de debate com ex-Diretor Técnico do DIEESE (Dieese), Clemente Ganz Lúcio. Clemente Ganz é Sociólogo, Técnico do DIEESE desde 1984, Diretor Técnico do Dieese de 2004 a 2019, Consultor, Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social 2094 a 2016, Membro do Conselho do CESIT IE/Unicamp, Membro do Conselho da Sociedade Civil do BID – Banco interamericano de Desenvolvimento 2004 a 2019 e Membro do Conselho de Altos Estudos do TCU.

Clemente Ganz, traz  duas dinâmicas importantes que acontecem simultaneamente e que vão  impactar a vida dos trabalhador@s e o mundo do trabalho de forma definitiva.

Ele afirma que, as transformações no mundo do trabalho que estão postas, estão tão rápidas que trazem grandes e novos desafios para os trabalhador@s. As novas formas de contratação caracterizam, jornadas de trabalho exaustivas, trabalho intermitentes, autônomos, terceirizados, o aumento desenfreado da informalidade, da precarização e ausência da assistência e saúde do trabalhador e a mecanização. As políticas econômicas deste Governo acabam com o funcionalismo público, com os sindicatos patronais e com a rede proteção social que construímos há 30 anos atrás.

“Bolsonaro está testando constantemente a nossa democracia brasileira e pensar que ela se resume só no voto, é um equívoco. Uma das primeiras medidas do Governo Bolsonaro foi a extinção dos conselhos populares, logo no início do seu mandato. Outras medidas como  colocar a opinião pública contra os servidores públicos, como culpados do déficit das contas públicas, sucatear com mais cortes o financiamento e terceirizar a saúde pública. E agora a Reforma Administrativa e Sindical, a correlação de forças com o Congresso Nacional não nos interessa. Nós só conseguimos eleger 35 Deputados Federais na bancada sindical. Essa unidade tem que ser construída em todo movimento sindical, disse Ricardo Manzi, Vice-Presidente do Sindsaúde.

Clemente disse ainda, debater o futuro do trabalho é debater o movimento sindical, com desafios enormes, capazes de responder a uma nova dinâmica no sistema do trabalho, com diretrizes e mudanças, com políticas que agreguem, decidam e construam é o novo mundo dos sindicatos. “Se não houver uma mudança do movimento sindical como conhecemos será o fim dos sindicatos”, frisa.

Ganz lembrou ainda que, a adversidade adicional que os sindicatos brasileiros possuem é muito maior do que em qualquer outro sindicato no mundo. Ele afirma que o Governo Bolsonaro declarou “eu vou acabar com vocês”. São 7 a 8 propostas ativas no Governo que fazem a Reforma Sindical, numa agenda posta que não faz discussão com as entidades representativas, visto que a maioria dos parlamentares é da base do Presidente da República.

“Independente da Lei, nós precisamos promover uma profunda reestruturação sindical, uma auto-reetruturação. Redesenhar os sindicatos, agregar, reunir e unir, todos no mesmo sindicato, de todos os trabalhador@s. A consequência disso, será o sindicalista representar a todos os trabalhadores, até o trabalhador autônomo, para que se forme uma rede de proteção da luta dos trabalhador@s, de presença sindical, que traga jovens para vida sindical ativa. Ou os sindicatos se renovam ou acabam,” alertou Clemente Ganz Lúcio, ex-Diretor Técnico do DIEESE.

Ao término da palestra a Presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves Barbosa, abriu o debate entre as lideranças sindicais e os participantes presentes, agradecendo a oportunidade de ter Clemente Ganz prestando esclarescimentos diversos sobre os novos rumos das políticas e promovendo reflexões imprescindíveis sobre o novo momento do trabalho e das centrais sindicais.

Confira na íntegra a Palestra e o Debate promovido pelo Sindsaúde em parceria com o DIEESE- ER-GO, em nossas redes sócias:

Instagram: sindsaude_go

Facebook: @sindsaudego