O Sindsaúde reúne com o MP-GO para cobrar a representação dos trabalhadores da saúde e usuários no COE

Publicado em 15 de julho de 2020, às 17h50

A reunião provocada inicialmente e assinada pelas entidades sindicais, conselhos de profissionais que compõe o Comitê Goiano em Defesa dos Trabalhadores da Saúde no Enfrentamento à Pandemia da Covid-19, que aconteceu na última sexta-feira, 10, no Ministério Público do Estado de Goiás, com a Promotora, a Dra. Marlene Nunes, teve por objetivo a necessidade de assegurar ao Comitê Operações de Emergência em Saúde Pública (COE) a representação dos (as) trabalhadores (as) da saúde no município e no Estado.

O COE foi criado pela Prefeitura de Goiânia no mês de março de 2020, início da pandemia para monitorar e analisar a situação da pandemia na capital.

Na pauta encaminhada à Promotora, essas Entidades e o Comitê desejam que os profissionais de saúde que estão à frente do combate ao novo coronavírus possam ser ouvidos e atendidos, uma vez que são os trabalhadores (as) da saúde que sabem das condições e das grandes dificuldades enfrentadas no dia-a-dia. E são inúmeros os processos de trabalho que devem ter a voz dos  da saúde, bem como, seja garantido a eles o direito de representação pelo Sindsaúde-GO.

“É inadmissível que as discussões pautadas no COE não permitam o direito a voz dos trabalhador@s da saúde que estão dia e noite no enfrentamento à pandemia para atender dignamente os usuários do SUS. É preciso tratar as condições de trabalho e assistência e os direitos dos trabalhador@s para garantir a tranquilidade necessária durante as atividades laborais dos atendimentos nos hospitais e nas unidades de saúde em Goiânia,” afirma Ricardo Souza Manzi, Presidente do Sindsaúde-GO.

O Sindsaúde questionou o fato do Conselho Municipal de Saúde ter sido excluídos do COE considerando que o Conselho Municipal é de suma importância, como instância de controle social e que representa os usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades de saúde do município.

“Nosso objetivo é sensibilizar a Promotoria para o fato que não tem como existir um COE sem a representação da sociedade e dos usuários (Conselho Municipal de Saúde) e um representante dos trabalhadores da saúde. O Sindsaúde também pede a promotora que estabeleça um diálogo com a Prefeitura de Goiânia para realização adequada dos testes para a Covid-19 para os trabalhador@s da saúde,” explicou Flavia Alves Barbosa, Diretora do Sindsaúde e Membro do Conselho Municipal de Saúde.

O Decreto Municipal 1.213 ( 25 de junho de 2020) legalizou a exclusão do Conselho Municipal, logo após o COE ter se posicionado contrário a reabertura do comércio pelo Prefeito Iris Resende (MDB) na capital goiana. A flexibilização das atividades que causam aglomeração de pessoas, podem fazer eclodir os números de contaminados e vítimas da Covid-19 em Goiânia.

O Sindsaúde todos dia confere as notificações de casos e óbitos pelo coronavírus, numa interminável luta pela testagem adequada dos profissionais de saúde e da população, bem como, apoia as medidas de isolamento social como forma de controle comunitário exponencial do novo vírus e afim de se evitar o colapso total de leitos e UTIs que já estão no limite da capacidade em Goiânia.