Organização Social dá calote em funcionários do Hugo

O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), deixou a gestão do Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), no último dia 31 de dezembro. O encerramento do contrato entre a Organização Social (OS) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES) aconteceu antes do previsto e sem explicação para o que motivou o fim. É a terceira organização social a passar pelo hospital em menos de 10 anos.

Os trabalhadores tiveram seus contratos de trabalho encerrado pela INTS já deveriam ter recebido as verbas indenizatórias da Organização Social, que está próximo de expirar o prazo legal, até o fechamento dessa matéria não foi pago. Os colaboradores denunciam que o INTS simplesmente desapareceu. O espaço onde localizava a sede da empresa em Goiânia foi esvaziado e entregue, os telefones desativados, ninguém responde e-mails e WhatsApp.

Preocupado com a situação, o Sindsaúde recorreu ao Ministério Público, que informou está com reunião marcada para próxima terça-feira (18/01), com os representantes da INTS, afim de esclarecer o que de fato está acontecendo, para que a OSs explique o motivo do calote nos trabalhadores. Procurada a Secretaria Estadual de Saúde, fomos informados extraoficialmente que os repasses estavam em dia, que a pasta está apurando o ocorrido.

Quanto ao modelo de terceirização, o Sindsaúde sempre se posicionou contra por considerá-lo, além de fator precarizante, ineficiente e frágil quando se trata de transparência. Como alternativa, a entidade defende a gestão direta dos hospitais feita pela Secretaria de Saúde com servidores concursados e devidamente qualificados de modo a assegurar mais segurança ao trabalhador e aos usuários do SUS.