Pandemia: servidores denunciam descaso no Hugo

Desde o início do ano, o Sindsaúde vêm recebendo diversas denúncias sobre a situação precária que os servidores da saúde vêm enfrentando dentro do Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), localizado em Goiânia.

Considerado um dos maiores hospitais de urgência e emergência de Goiás, o Hugo recebe pacientes de todos os municípios do estado goiano. Com a promessa de melhoria após a terceirização, a instituição continua sendo alvo de grandes queixas de trabalhadores e pacientes.

De acordo com as denúncias, o hospital não possui funcionários suficientes para atender a grande demanda; e até medicamentos básicos e insumos na UTI estão em falta. Durante as cirurgias, os trabalhadores são pressionados para serem rápidos, pois diversos equipamentos são revezados entre um procedimento e outro.

De acordo com a vice-presidente do Sindsaúde, Luzineia Vieira, a situação precária do Hugo aumenta as chances de erros durante os atendimentos. “Sempre que você trabalha com sobrecarga e com condições inadequadas, você aumenta o risco de exposição ao Covid-10 tanto do trabalhador, quanto do paciente”.

Com sobrecarga de trabalho e desvio de função, servidores estão esgotados. Atualmente o Hugo conta com 7 técnicos de enfermagem para cada 100 pacientes. Trabalhadores denunciam a falta de materiais básicos para atendimento, como dipirona, soro fisiológico, faldas e até lençóis para as macas.

O Sindsaúde tem acompanhado a situação dos hospitais estaduais. Recentemente o sindicato realizou eleição no Hugo para definir os representantes sindicais, com o objetivo de buscar melhorias de trabalho para os servidores.