PISO: ACS e ACE de Maurilândia começam a receber o novo piso salarial

A prefeitura municipal de Maurilândia, município localizado a 230km de Goiânia, na Microrregião Sudoeste do Estado, também já começou a aplicar o novo piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) no valor de R$ 2.424. A informação é dos próprios trabalhadores.

Obrigado pela documentação enviada aqui para Maurilandia-GO. Já estamos recebendo nosso reajuste antecipado. Obrigado!“, manifestou nas redes socais, o Agente de Endemias, Divino Gomes.

A medida atende ao cumprimento da Emenda Constitucional 120 e ao ofício encaminhado pelo Sindsaúde que comunicou os municípios sobre a vigência da nova emenda e solicitava a aplicação do novo piso salarial. “Ficamos felizes com essa notícia e vamos continuar trabalhando para que os agentes de todos municípios possam ser beneficiados pela nova legislação”, frisou o diretor de Organização Política e de Base do Sindsaúde-GO, Erivânio Herculano.

Por meio da Lei Municipal Nº 160/2022, a prefeitura determinou que “o vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias, não serão inferiores a 2 (dois) salários mínimos, repassados pela União para o município”.

Aposentadoria

O governo municipal ainda fixou em lei que “os agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias, terão também, em razão dos riscos inerentes às funções desempenhadas, aposentadoria especial e, somado aos seus vencimentos, adicional de salubridade”.

Lei Nº 160/2022 de 08 de junho de 2022

Senador Canedo

No último mês, o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, também anunciou a aplicação do novo piso salarial dos agentes no valor R$ 2.424. O anúncio foi feito durante um café da manhã promovido pela gestão no Espaço Freitas. Na ocasião, Fernando Pellozo garantiu que o pagamento já seria feito na folha do mês de maio.